Daí chega 12 de junho, quando o Brasil comemora o Dia dos Namorados, aquela data que desperta os sentimentos mais extremos. Porém, quer você esteja aproveitando uma paixão ou curtindo a solteirice, a gente fez este post para você aproveitar esse dia de um jeito bacana. A dica é transformar a noite de 12 de junho numa sessão cinema em casa, seja agarradinho, seja se jogando no sofá com a turma ou até em um encontro incrível com a melhor pessoa do mundo: você.
“Bora viajar pela Irlanda, Itália, pelas ruas de Mumbai ou se perder pelo Caminho de Santiago de Compostela a partir do nosso sofá”
Afinal, o amor é multifacetado e pode ser celebrado de diversas maneiras. Vamos às nossas dicas de filmes com inspiração de viagem e pitadas de romance.
+ Confira outras dicas de filmes sobre viagem
Amor à Flor da Pele
Independentemente do seu status de relacionamento, prepare-se para se apaixonar: pela trilha sonora, pelas cores e a fotografia, pelos movimentos em slow motion. Tudo em ‘Amor à Flor da Pele’ (In the Mood for Love, 2000) é absolutamente irresistível. Imagine-se caminhando pelas vibrantes ruas de Hong Kong nos anos 1960, onde a elegância e os segredos imperavam. Nesse mood, acompanhamos Chow (Tony Leung Chiu Wai) e Li-Zhen (Maggie Cheung), vizinhos que descobrem que seus companheiros estão tendo um caso. Entre desejos reprimidos e encontros furtivos, eles tentam manter a moralidade intacta, mesmo com a tentação rondando cada esquina. Cada cena é um espetáculo visual, refletindo a tensão e a paixão proibida que permeia suas vidas.
- Qual é o cenário? Hong Kong
- E quem dirige o filme? Wong Kar-Wai
Assista ao trailer:
Casa Comigo?
Cansada de aguardar pelo pedido de casamento, Anna (Amy Adams) decide viajar para a Irlanda para fazer a proposta, ela própria, ao namorado, no dia 29 de fevereiro (de acordo com uma tradição irlandesa, o homem é obrigado a aceitar o pedido feito nesse dia, exclusivo dos anos bissextos). Ao colocar em prática seu plano ousado, ela enfrenta uma série de desafios e acaba se apaixonando pelo charmoso Declan (Matthew Goode). Em meio às paisagens de Galway, Glendalough, Rock of Dunamase, Inishmore e Stephen’s Green Park, Anna pode estar prestes a descobrir um amor verdadeiro onde menos se espera. ‘Casa Comigo?’ (Leap Year, 2010) é uma comédia romântica encantadora sobre surpresas e reviravoltas do destino.
- Qual é o cenário? A Irlanda.
- E quem dirige o filme? Anand Tucker
Assista ao trailer:
Cartas para Julieta
Já imaginou encontrar uma carta de amor perdida na Itália e embarcar em uma jornada para reunir os amantes separados pelo tempo? Sophie (Amanda Seyfried) faz exatamente isso. Ela decide ajudar a autora da carta (Vanessa Redgrave) a encontrar seu amor perdido, enquanto desenvolve um romance com o neto da autora (Christopher Egan). Nas encantadoras paisagens de Verona, Sophie descobre que o amor verdadeiro transcende o tempo e as barreiras. ‘Cartas para Julieta’ (Letters to Juliet, 2010) é uma história cativante que celebra a magia dos reencontros e a esperança renovada no amor.
- Qual é o cenário? Verona, na Itália.
- E quem dirige o filme? Gary Winick
Assista ao trailer:
Lunchbox
Em Mumbai, na Índia, o serviço de entrega de comida Mumbai Dabbawallahs é muito popular. E, no caso do filme ‘Lunchbox’ (The Lunchbox, 2013), é também o meio de conexão improvável entre uma dona de casa solitária (Nimrat Kaur) e um contador prestes a se aposentar (Irrfan Khan). Graças a uma entrega errada de refeição, eles começam a trocar cartas escondidas nas marmitas, compartilhando sonhos e confidências. E o que começa como um erro acaba se transformando em uma troca de confidências e sonhos, revelando a beleza nas pequenas coisas da vida. A lancheira explora os espaços de Mumbai acompanhando a jornada das Dabbawallahs e celebra a conexão humana e a magia que pode surgir nos lugares mais inesperados.
- Qual é o cenário? Mumbai, na Índia
- E quem dirige o filme? Ritesh Batra
Assista ao trailer:
Um Amor, Mil Casamentos
Para começar: vinícolas na Califórnia. Inspirou? Este filme segue a história de várias pessoas que se cruzam durante um casamento em uma dessas vinícolas. ‘Um amor, mil casamentos’ (Love, Weddings & Other Disasters, 2020) é uma mistura de comédia e romance, com uma variedade de personagens em diferentes estágios de relacionamentos. Prepare-se para rir, chorar e torcer por eles, enquanto o caos e o amor se entrelaçam em cenários impressionantes.
- Qual é o cenário? Vinícola na Califórnia, EUA
- E quem dirige o filme? Dennis Dugan
Assista ao trailer:
Em Busca de um Caminho
Em ‘Em Busca de um Caminho’ (The Way, 2010), Tom (Martin Sheen) viaja para a Espanha para recuperar o corpo de seu filho, Daniel (Emilio Estevez), morto em uma tempestade enquanto caminhava pelo Caminho de Santiago de Compostela. Ele decide completar a jornada do filho, encontrando amor e amizade ao longo do caminho. A viagem se torna uma profunda reflexão sobre perda, fé e a busca de um propósito, tocando o coração de quem acredita no poder transformador da jornada. Prepare-se para se emocionar e também para se inspirar com o Caminho de Santiago (muitos dos comentários no trailer de ‘O Caminho’ são de pessoas que decidiram fazer o caminho por causa do filme).
- Qual é o cenário? Nada menos que o Caminho de Santiago, Espanha
- E quem dirige o filme? Emilio Estevez (filho de Martin Sheen na vida real, que também interpreta Daniel, filho de Tom)
Assista ao trailer:
Me Chame Pelo Seu Nome
Na Itália dos anos 1980, Elio (Timothée Chalamet), um jovem de 17 anos, se apaixona por Oliver (Armie Hammer), um estudante americano que está hospedado na casa de sua família. Sob a beleza da Lombardia, os dois embarcam em um romance de verão intenso e transformador. ‘Me Chame Pelo Seu Nome’ (Call Me by Your Name, 2017) é uma narrativa delicada e profunda sobre o despertar do amor e da identidade, deixando uma marca indelével em quem assiste.
- Qual é o cenário? A Lombardia, Itália
- E quem dirige o filme? Luca Guadagnino
Assista ao trailer:
Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) vivem vidas paralelas em Buenos Aires, sem nunca se encontrar, até que o destino intervém. Entre encontros e desencontros pelas ruas de Buenos Aires, ‘Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual’ (Medianeras, 2011) nos leva a refletir sobre o amor virtual e as conexões perdidas em meio à selva de concreto. O filme narra uma espécie de relação do trio Martín, Mariana e Buenos Aires, em uma ode à busca pelo amor, onde até os prédios parecem conspirar a favor do destino romântico, transformando a cidade em mais do que apenas um cenário.
- Qual é o cenário? Buenos Aires, Argentina
- E quem dirige o filme? Gustavo Taretto
Assista ao trailer:
Hampstead: Nunca é Tarde para Amar
Olha a Diane Keaton de novo aí, gente! Inspirado em uma história real, ‘Hampstead: Nunca é Tarde para Amar’ (Hampstead, 2017) cativa com a improvável conexão entre uma viúva estadunidense (Diane Keaton) e um homem excêntrico (Brendan Gleeson), enquanto juntos desafiam o avanço do desenvolvimento imobiliário sobre os encantos de Hampstead Heath. Em meio aos verdes parques londrinos, o amor floresce entre as ruelas, provando que até mesmo em uma cabana improvisada, os corações podem encontrar um lar.
- Qual é o cenário? Londres, Inglaterra
- E quem dirige o filme? Joel Hopkins
Assista ao trailer: