Chapada das Mesas, MA


No meio do sertão maranhense, surge a beleza das veredas pontilhadas por buritizais. Chapadas avermelhadas marcam o horizonte. Bem-vindo ao parque nacional da Chapada das Mesas – um paraíso de cânions, cavernas e cachoeiras.

Estas últimas merecem atenção especial. A água que despenca é cristalina, azulada. Contrasta com os imensos paredões de rocha escura, alguns cobertos de limo ancestral. A temperatura é agradabilíssima mesmo nos dias mais quentes. Aproveite. Relaxe boiando nas piscinas naturais.

As trilhas, muitas feitas em veículos 4×4, levam não apenas às cachoeiras. Revelam mirantes, praias de areia alva. Permitem a observação de aves raras e a prática de rapel, rafting e canoagem. Programa imbatível para quem não dispensa adrenalina.

Vá ao poço Azul. Essa monumental piscina é razoavelmente rasa: 5 metros. Seu fundo de pedras claras comprova a visibilidade subaquática de 100%.

Anote também: cachoeira do Santuário. Ela cai de 46 metros de altura. É emocionante caminhar pelo cânion de mais de 300 metros de extensão, ao fim do qual você se joga na piscina natural. Santa Bárbara (76 metros), São Romão (22) e Prata (26) são outras quedas d’água para se visitar se houver tempo.

Você gosta ou pratica SUP (stand-up paddle)? Ele já pode ser praticado no rio Tocantins, de preferência ao pôr-do-sol. Não perca!

icmbio/pt-br

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo