No sul da Indonésia, Sumba é conhecida como a Ilha Esquecida. Esse é um dos poucos lugares da Terra que ainda preservam uma cultura megalítica e onde antigas tradições indígenas continuam vivas. Conquistado pela mística do destino, o casal de franceses Fabrice e Evguenia Ivara decidiu construir ali o Cap Karoso, um refúgio sustentável em comunhão com a comunidade e a cultura locais. Inaugurado no final de 2022 na idílica Praia de Karoso, o hotel possui 47 suítes e 20 vilas. A arquitetura é integrada à paisagem, enquanto os elegantes interiores mesclam antiguidades sumbanesas e arte contemporânea indonésia. Pronto para receber famílias, o Cap Karoso conta com um Kids Club.
A estrutura ainda inclui cinema ao ar livre, spa, piscina, academia, beach club, bar e dois restaurantes, abastecidos pela fazenda orgânica do próprio hotel. Um leque de atividades convida os viajantes com alma de explorador a mergulhar nos exuberantes cenários da ilha, formados por savanas, florestas tropicais, lagoas, cachoeiras e praias isoladas. Programas culturais incluem vivências com os aldeões, para aprender seus ofícios tradicionais e participar de cerimônias sagradas.
Projetado de maneira sustentável, o Cap Karoso adota medidas como proibição de embalagens plásticas, sistema de purificação de água, arquitetura inteligente para reduzir o uso de ar condicionado, e fazendo no local para abastecer sei restaurante. Os cuidados preveem ainda um programa de conservação de corais e iniciativas comunitárias voltadas para o meio ambiente.