O Conhecimento da vida

Às margens do Ganges, o spa Ananda in the Himalayas oferece o melhor da tradição ayurveda.

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: India, Rishikesh

Saiba mais

Ananda:

  • Consulta pessoal Ayurveda Online (que pode ser realizada antes da chegada) para preparação de um programa ainda mais personalizado, que já pode começar antes da viagem.
  • O médico Ayurvédico responsável avalia a saúde física, mental e emocional e o “prakriti” de Doshas (Vata, Pitta e Kapha), determinantes da estrutura do corpo e seus desiquilíbrios.

Código de Reserva: UNQUIET SPECIAL OFFER

Validade: para mínimo de 5 noites (programa mínimo do spa) e para viagens realizadas até dezembro de 2022.

Saiba como é um retiro de bem-estar em Rishikesh, norte da Índia.

Foto: IStock

Em Rishikesh, a capital mundial da ioga, meu destino surge imponente em meio à estrada sinuosa que há séculos conecta a Índia aos vizinhos Nepal e Tibete. O Viceregal Palace, residência oficial para monarcas durante o império dos marajás, é parte da estrutura do Ananda in the Himalayas, um dos spas mais premiados do planeta – referência em tratamentos com base em pilares da ayurveda que combinam práticas de yoga e mindfulness à alimentação saudável.A palavra ayurveda em sânscrito significa literalmente “conhecimento da vida”. Trata-se de um sistema medicinal ancestral, com origem nos Vedas, a mais antiga literatura do mundo, registro de conhecimentos que datam de sete mil anos, úteis até hoje à humanidade.

Aarti é a cerimônia em homenagem à deusa do rio Ganges na qual os hindus lançam flores e velas
Fotos: IStock

A hospedagem

Como é de costume nos templos e hotéis indianos, sou recebido com a tradicional benção de boas-vindas: um sinal gentilmente pintado no meio da testa e um mala, o terço utilizado por hinduístas e budistas, colocado no pescoço. O bindi, como é conhecida a pinta, representa o “terceiro olho” que enxerga coisas que os olhos físicos não veem. Além da vista inacreditável para Rishikesh, o quarto me aguarda com uma caixa contendo duas kudas brancas, a vestimenta indiana que consiste em calça e bata confortáveis. Ela complementa a experiência do spa: todos os hóspedes são convidados a abandonar as roupas ocidentais durante a estadia.

Envergando a kuda, vestimenta típica hindu, os hospedes do spa têm sessões diárias de ioga, massagem e meditação.
Foto: Divulgação.

O antigo palácio do Vice-rei, agora spa, alia conforto com uma proposta de mergulho espiritual. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Programa de retiro de bem-estar

Durante uma semana no Ananda in the Himalayas é possível assimilar hábitos que perduram. O programa de hospedagem consiste em tratamentos de spa, agendados para todos os dias pela manhã, após uma consulta com um médico ayurveda

Os dias começam sempre com a prática de ioga, seguida do café da manhã e tempo para mergulhar nas páginas de um livro antes dos tratamentos no spa. As massagens utilizam óleos naturais de aromas inesquecíveis.

 O tempo livre é preenchido com atividades no próprio hotel ou visitas a Rishikesh para passeios, prática em ashrams, rafting e banhos às margens do rio Ganges, ou “Ganga” –  os indianos se referem a seus rios como deusas. Também participamos da aarti, a cerimônia em homenagem à deusa do Ganges na qual os hindus lançam flores e velas. 

Na programação me encanto com uma nova palavra que noto presente diariamente como atividade antes do jantar: vedanta. Descubro que se trata de uma tradição espiritual com foco no autoconhecimento. O hotel oferece uma espécie de palestra, apresentada por um líder espiritual local, abordando diversos aspectos da vida. As vedantas são diárias e abertas para todos. Apesar de o spa contar com programas específicos como detox holístico, mindfulness, gerenciamento de estresse e rejuvenescimento ayurveda, o ritmo e a energia emanados desse lugar mágico são os guias certeiros para o equilíbrio.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Gastronomia 

O menu do Ananda muda diariamente. Mesmo quem não é vegetariano em tempo integral se delicia com a variedade de opções. O preparo dos pratos baseia-se em práticas simples, como a água morna e ausência de chás e sucos durante o jantar para garantir o melhor dos sonos e, em consequência, a recuperação do corpo. Bebidas alcoólicas não são servidas. 

Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

Ananda

. Redução da energia e consumo de água, energia etc;
. Gerenciamento do desperdício de alimentos;
. Prioriza a compra e o uso de produtos locais e sustentáveis;
. Cria e executa programas de suporte às economias locais;
. Aplica código de ética uniforme com equipe e fornecedores;
. Treina constantemente o time sobre ações de meio ambiente;
. Colabora com as políticas de desenvolvimento, legislação, regulação e políticas públicas.
Social & Cultural
. Adota escolas locais em comunidades como Narendra Nagar, mantém escolas para crianças desprivilegiadas com doações, mobília etc.;
. Apoia um orfanato em Rishikesh patrocinando aulas culturais e as convidando para apresentações no hotel;
. Cada contribuição feita por hóspedes é equiparada em uma doação do hotel, as contribuições são utilizadas para manter o treinamento de comunidades locais no Ananda Spa Institute, em Hyderabad.
Alimentação
. Registrado no comitê de alimentos orgânicos de Uttarakhand;
. Apoio aos fazendeiros locais que mantém fazendas orgânicas – 80% do que é produzido no Ananda é orgânico e de origem sustentável;
. Cultivo de ervas ayrvedas utilizadas nos temperos e óleos.

Ananda

Mapa: Antônio Tavares

Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 02 da Revista UNQUIET.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo