Benefícios Exclusivos UNQUIET: India, Rishikesh, Ananda SPA
Saiba maisAnanda SPA
Benefício expirado
Saiba como é um retiro de bem-estar em Rishikesh, norte da Índia.
Em Rishikesh, a capital mundial da ioga, meu destino surge imponente em meio à estrada sinuosa que há séculos conecta a Índia aos vizinhos Nepal e Tibete. O Viceregal Palace, residência oficial para monarcas durante o império dos marajás, é parte da estrutura do Ananda in the Himalayas, um dos spas mais premiados do planeta – referência em tratamentos com base em pilares da ayurveda que combinam práticas de ioga e mindfulness à alimentação saudável.A palavra ayurveda em sânscrito significa literalmente “conhecimento da vida”. Trata-se de um sistema medicinal ancestral, com origem nos Vedas, a mais antiga literatura do mundo, registro de conhecimentos que datam de sete mil anos, úteis até hoje à humanidade.
A hospedagem
Como é de costume nos templos e hotéis indianos, sou recebido com a tradicional benção de boas-vindas: um sinal gentilmente pintado no meio da testa e um mala, o terço utilizado por hinduístas e budistas, colocado no pescoço. O bindi, como é conhecida a pinta, representa o “terceiro olho” que enxerga coisas que os olhos físicos não veem. Além da vista inacreditável para Rishikesh, o quarto me aguarda com uma caixa contendo duas kudas brancas, a vestimenta indiana que consiste em calça e bata confortáveis. Ela complementa a experiência do spa: todos os hóspedes são convidados a abandonar as roupas ocidentais durante a estadia.
Programa de retiro de bem-estar
Durante uma semana no Ananda in the Himalayas é possível assimilar hábitos que perduram. O programa de hospedagem consiste em tratamentos de spa, agendados para todos os dias pela manhã, após uma consulta com um médico ayurveda.
Os dias começam sempre com a prática de ioga, seguida do café da manhã e tempo para mergulhar nas páginas de um livro antes dos tratamentos no spa. As massagens utilizam óleos naturais de aromas inesquecíveis.
O tempo livre é preenchido com atividades no próprio hotel ou visitas a Rishikesh para passeios, prática em ashrams, rafting e banhos às margens do rio Ganges, ou “Ganga” – os indianos se referem a seus rios como deusas. Também participamos da aarti, a cerimônia em homenagem à deusa do Ganges na qual os hindus lançam flores e velas.
Na programação me encanto com uma nova palavra que noto presente diariamente como atividade antes do jantar: vedanta. Descubro que se trata de uma tradição espiritual com foco no autoconhecimento. O hotel oferece uma espécie de palestra, apresentada por um líder espiritual local, abordando diversos aspectos da vida. As vedantas são diárias e abertas para todos. Apesar de o spa contar com programas específicos como detox holístico, mindfulness, gerenciamento de estresse e rejuvenescimento ayurveda, o ritmo e a energia emanados desse lugar mágico são os guias certeiros para o equilíbrio.
Gastronomia
O menu do Ananda muda diariamente. Mesmo quem não é vegetariano em tempo integral se delicia com a variedade de opções. O preparo dos pratos baseia-se em práticas simples, como a água morna e ausência de chás e sucos durante o jantar para garantir o melhor dos sonos e, em consequência, a recuperação do corpo. Bebidas alcoólicas não são servidas.
Ananda
Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 02 da Revista UNQUIET.