Ritual de purificação em Marrakesh

Autocuidado, conexão e serenidade em meio a aromas e texturas de óleos essenciais, água de rosas e argila nos hammans marroquinos

A cidade sempre fascinou e atraiu criativos e aventureiros — Paul Bowles, Mick Jagger, Yves Saint Laurent, Talita Getty, Mariella Agnelli, sir Richard Branson — e continua a exercer esse poder. Volto aqui com outra missão: desvendar o melhor do wellness em Marrakesh e na Cordilheira do Atlas. 

Originários dos banhos gregos e romanos, os hammans marroquinos são uma tradição há séculos e um ritual essencial à cultura do país. Semanalmente, homens e mulheres vão aos banhos públicos para se dedicarem ao ritual de autocuidado, à purificação, ao relaxamento e ao bem-estar. Os produtos utilizados são de origem local: óleo de argan, ghassoul (uma argila natural em pó), savon noir (o sabonete preto marroquino, feito com ingredientes naturais, como azeite de oliva e azeitonas maceradas) e a kessa mitt (uma luva esfoliante natural). A depender do tipo de tratamento escolhido e do lugar onde é feito, somam-se linhas de skincare, que pode ser acompanhado de massagens e gommages, que deixam você brilhando e perfumada da cabeça aos pés. Puro bem-estar. 

Marrakesh tem vários hammans, e os bons hotéis contam com os seus próprios, que também combinam spas. Você pode agendar os tratamentos e se hospedar para usufruir de tudo que esses templos de bem-estar oferecem. Eu me hospedei no Kasbah Tamadot, no La Mamounia e na Ville des Orangers, e fui ao spa do Royal Mansour, além de conhecer outros hammans públicos na Medina.

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Marrocos, La Mamounia, Ville des Orangers, Royal Mansour e Kasbah Tamadot

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens

La Mamounia

Benefício: amenity, drinque típico de boas-vindas e experiência no icônico bar do hotel a convite da UNQUIET.
Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER
Validade: março de 2024

Site: mamounia.com

Villa des Orangers

Benefício: Tour especial no mercado com foco em lojas de essências e produtos de bem estar desenhado sob medida para leitores da UNQUIET
Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER
Validade: março de 2024

Site: villadesorangers.com

Royal Mansour

Benefício: drinque e surpresa de boas-vindas, com base no bem-estar marroquino, em nome da UNQUIET, de acordo com a estação.
Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER
Validade: março de 2024

Site: royalmansour.com

Kasbah Tamadot

Benefício: leitores UNQUIET serão recebidos com uma bebida de boas-vindas preparada especialmente de acordo com a sazonalidade.
Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER
Validade: Março de 2024

Site: virginlimitededition.com/kasbah-tamadot 

Toda a majestade marroquina da piscina interna do La Mamounia | Foto: divulgação
A torre da Mesquita Koutoubia, em Marrakesh
Foto: iStock
Uma vila berbere na encosta do Atlas
Foto: Getty Images

O legendário La Mamounia

Ao entrar, a fragrância exclusiva — um misto de tâmaras e mistério — traz a imediata sensação de glamour e bem-estar. O palaciano Mamounia, uma referência de luxo da cidade, acaba de ganhar uma espetacular renovação, liderada pelo hypado duo de designers Jouin & Maku, para celebrar 100 anos em 2023.

O La Mamounia foi eleito o Melhor Hotel Spa do Marrocos pela World Spa Award em setembro de 2022. O templo wellness do hotel tem 2,5 mil metros quadrados e abriga salão de beleza e spa com alas separadas, onde os tratamentos, feitos por especialistas, elevam o bem-estar às alturas, num labirinto de salas, corredores, lounges e piscina, entre macios rolos perfumados, pisos de mármore, fontes, luminárias e requintados mosaicos — eis um dos lugares mais lindos que você verá. Sou recebida pela súper Bushra, que cuidou de mim com bom humor e perícia. A terapeuta explicou as muitas etapas do Hammam Royal (são de seis a oito, com enxágue e ducha entre elas) e usou produtos tradicionais (óleo de argan, ghassoul, savon noir) e outros da ótima marca MarocMaroc. Na ala privativa, fui colocada em uma sauna, conduzida a uma ducha e depois a uma sala, onde, deitada numa bancada de mármore aquecido, fui lavada com sabão preto e pasta de eucalipto e levemente esfoliada com a luva kessa. Meus cabelos também foram limpos e, na sequência, recebi uma camada de argila (ghassoul) no rosto e outra com flor de laranjeira no corpo. Por fim, uma máscara nutritiva, feita de óleos essenciais e neroli, foi massageada no meu corpo e rosto. Após vestir o roupão, Bushra me conduziu a outra sala, onde me serviu chá de menta, enquanto me deixava descansar e ser invadida por uma avassaladora sensação de bem-estar, que equilibra a mente e o corpo — não apenas com o frescor da limpeza e hidratação, mas também com o que é proporcionado pela imensa beleza do lugar.

A entrada palaciana do La Mamounia | Foto: divulgação

Royal Mansour, hammam original

Você pode agendar tratamentos nesse hotel fabuloso mesmo não se hospedando nele, e foi o que fiz. Esse spa premiado fica alojado em um riad, e o impacto visual já revela o que está por vir: o spa, todo branco, tem um ar etéreo, com instalações que remetem a um muxarabi, saindo desde o chão até o pé-direito duplo, filtrando a luz. Minha terapeuta, Hajar, chega e me conduz até o hammam para o tratamento escolhido: The Royal Mansour Signature. Após me vestir com o roupão e babouches atoalhadas, sigo para uma sala de mármore creme. Hajar me leva até uma plataforma baixa, e me deito sobre o mármore aquecido, enquanto ela explica que, além de limpar, esfoliar e hidratar, o hammam tem o propósito de liberar toxinas, estresse e ansiedade. A experiência tem seis etapas: limpeza, alongamento muscular, esfoliação, massagem, hidratação e imersão. Sem argila ou sauna, mas com produtos MarocMaroc à base de água de rosas. Você pode complementar a experiência com uma série de tratamentos adicionais, pois a lista é extensa. Após um mergulho na piscina de água fria, saio revigorada e vou direto para a área de descanso, um cocoon de conforto almofadado e com música, onde me deixo envolver pelo relaxamento proveniente da experiência.

spas marrakesh
Hammam do Royal Mansour
Foto: divulgação
spas marrakesh
A prática de ioga é um dos rituais de bem-estar no Royal Mansour | Foto: divulgação
Piscina externa do charmoso Ville des Orangers | Foto: divulgação

Ville des Orangers, um oásis de bem-estar

Chegar a esse hotel-butique dentro da Medina é relaxar de imediato em meio aos jardins verdejantes, em estilo árabe-andaluz, do pequenino Relais & Châteaux. Vale desfrutar dos pátios, suítes, piscinas, spa, hammam e riad privativos. Escolhi fazer o tratamento com espuma de flor de laranjeira no hammam construído no estilo autêntico dos banhos marroquinos, um dos tratamentos signature do Spa Nuxe, na Villa des Orangers. Mas isso vem depois, porque o hammam envolve rituais especiais: após a ducha e a sauna, uma terapeuta lava, esfrega, esfolia e hidrata sua pele e seus cabelos com vários produtos naturais. Eles incluem o sabão preto, ghassoul, kess, hena, água de rosas e óleo de argan, entre outros. Mas o que eu mais apreciei foi o banho de espuma de flor de laranjeira, uma assinatura única daqui. Deitada sobre o mármore e envolta pelo aroma cítrico, relaxei imediatamente, e ficou ainda melhor após o wrap corporal, que envelopa seu corpo com um mix de argila do Atlas com mais sete plantas medicinais, seguido de massagem relaxante com o Huile Prodigieuse, da Nuxe. O ambiente é totalmente acolhedor e há várias massagens e tratamentos faciais e escapes de bem-estar, como o Serenity, me explica Gemma Michelini, diretora do spa. Tudo que sei é que Hannan e Khamissa, que fizeram meus tratamentos, não apenas me trouxeram bem-estar mas também serenidade.

O Vale Asni, na região da Cordilheira do Atlas | Foto: Getty Images

Descobrindo os segredos dos herbaristas marroquinos

Juntamente com Mohamed, um guia da Experience Morocco, que fala português, fui aos souks da Medina de Marrakesh conhecer os artesãos herbaristas, que pacientemente criam fórmulas, sacam todas as ervas e óleos e fazem a fama do famoso mercado dentro da cidade murada. Você é envolvida por uma miríade de cores e aromas e impactada pelos recipientes coloridos, cheios até a borda de especiarias e flores secas — além de prateleiras repletas de potes, contendo segredos naturais usados há centenas de anos para curar e embelezar. 

Pra lá de Marrakesh 

O próximo destino é um lugar raro e muito esperado — o Kasbah Tamadot. Aos pés da Cordilheira do Atlas, em Asni, o hotel-refúgio de sir Richard Branson (leia-se Virgin Limited Edition, que engloba algumas das mais raras propriedades ao redor do mundo) é um dos mais premiados. Aqui a hospedagem pode ser em tendas berberes ou nas suítes do Kasbah, com uma vista espetacular dos picos gelados das montanhas. Espalhadas pelo jardim, as tendas (algumas com piscina e jacuzzi) têm objetos de arte e tapetes forrando o lounge, quarto e a sala de banho com banheira, ducha e produtos de beleza Sens Marrakesh, feitos com ingredientes locais, como tâmaras e argan. 

spas marrakesh - kasbah tamadot
Pátio do Kasbah Tamadot | Foto: divulgação

Wellness berbere no Asounfou

O nome significa “relaxamento” em berbere e o spa do Kasbah Tamadot já diz a que veio, com uma deliciosa piscina aquecida e salas onde uma gama especial de massagens e tratamentos são feitos por experts. Eu escolhi o tradicional hammam marroquino, e numa sala privativa, sobre uma mesa de pedra aquecida, com jatos de água morna, bacias de prata, luzes relaxantes e vapores que exalam um aroma perfumado, Hanna fez o tratamento, que limpa, purifica e hidrata. Primeiro, o sabão preto é aplicado para limpar a pele e os cabelos são lavados, em seguida sou esfoliada com uma luva e depois massageada e hidratada com óleos aromáticos. A pele fica uma seda, os cabelos brilhantes e o corpo totalmente energizado. Não à toa, o hammam privativo é bastante disputado. E você pode acrescentar tratamentos do spa, que seguem a linha orgânica. Para aproveitar cada momento de bem-estar, dê um mergulho na piscina interna — ou na infinita, ao ar livre, cercada pelas montanhas da cordilheira. Delícia pura!

spas marrakesh
Piscina interna do spa do Kasbah Tamadot
Foto: divulgação

Trekking nos Atlas

A cordilheira que perpassa o Marrocos chega a atingir 4 mil metros no Parque Nacional de Toubkal. O ar puro da região faz dela um imã para quem curte explorações e trekkings. Em Imlil, um vilarejo berbere a cerca de 70 km de Marrakesh, com 2 mil metros, iniciei minha caminhada pelos Atlas. O outono explode em cores na natureza, o ocre pálido da terra se mistura a uma paleta de verdes e amarelos dando um ar mágico aos vales e planícies recortados por riachos, desfiladeiros, bosques de azinheiras e florestas de cedros. No caminho, podemos ouvir as aves e avistar antiquíssimas construções de pedra no topo da montanha — enquanto Timizar Wanderlust, o superguia local, vai contando sobre a região e a cultura do povo berbere, chamado de Amazigh — os habitantes mais antigos do norte da África — que residem nessa área. O trekking me deixou faminta e a comida não poderia ser mais saudável e gostosa, enquanto como tajine no topo de um restaurante berbere encravado no alto da montanha, sou invadida por uma sensação de puro bem-estar.

As mulheres do Argan, o óleo essencial 

No caminho de volta a Marrakesh, paro em Tahannaout para conhecer a Coopérative Féminine de Huile de Argan Produits Cosmétiques et alimentaires Bio, onde Latifa e as mulheres locais produzem um dos mais desejados produtos do Marrocos —o óleo de Argan, com propriedades nutritivas e antioxidantes poderosas. Tive a oportunidade de testemunhar os passos envolvidos: após coletada, a semente seca ao sol, e é descascada e quebrada, então a amêndoa é retirada, prensada e o óleo extraído é decantado e filtrado. O processo é 100% artesanal. O óleo puro e orgânico é usado como azeite e na confecção de produtos medicinais, culinários e cosméticos. Você pode visitar e comprar uma série de produtos na lojinha. A produção sustentável é uma alavanca poderosa de bem-estar social e econômico, o turismo gera uma fonte de renda importante para a comunidade e de beleza e conhecimento para as viajantes. 

Latifa na cooperativa feminina dos óleos de argan | Foto: Juliana A. Saad

Tesouros da Medina

É preciso de um bom guia e de um ótimo faro para explorar a Medina de Marrakesh. Se o intuito é descobrir os melhores redutos do wellness milenar marroquino, há um sem-fim de opções. Mas certamente são os lugares indicados abaixo os mais originais e especiais. 

Herboriste du Paradise: cercado por um mundo de itens cuidadosamente selecionados, Mohamed atende e prescreve, como um médico especializado em óleos, ervas, sabonetes, ghassoul, minerais e os melhores produtos naturais. Adorei também os cubos de perfume sólido, feitos de resinas naturais de sândalo, âmbar, musgo ou óleos essenciais, como a rosa. Vale fazer uma consulta e trazer alguns na mala.

Spice Souk: ótimo para especiarias, henas e luvas de hammam

Chez Aziz: esse antigo herborista revela itens curiosos, como o batom berbere, chamado de aker fassi, que parece uma minitampa de tagine. Ao passar o dedo dentro, encontra-se uma mistura de pétalas de papoula e sementes de romã. É um cosmético completamente natural, que as mulheres berberes usam como batom ou blush.

Wellness mode on, A Root Holistic Center: num espaço lindo em Guéliz, ele divide o jardim com piscina com uma loja de design e um restaurante. No estúdio holístico mais cool de Marrakesh, eu fiz uma aula de ioga privativa e um tratamento de equilíbrio energético com a francesa Zelda, que arrasou. Saí de lá equilibrada e centrada. 

Hammans públicos para conhecer:

– Les Bains d’Orient Spa (na Medina): @lesbainsdorientmarrakech 
Hammam de la Rose (na Medina): @hammamdelarose 
Les Bains de Marrakesh (fora da Medina): @les_bains_de_marrakesh   

Dica: Experience Morocco

Viajar para viver o wellness mode é mergulhar no que o lugar tem de melhor. Para fazer isso, um especialista no destino é essencial — a logística da minha viagem foi totalmente coordenada pela Experience Morocco. O super Abderrahim me recebeu e cuidou de tudo, além de me conduzir em uma SUV luxuosa com gentileza ímpar. Guia com experiência e conhecimento extremos, ele me levou aos Atlas e a todos os lugares de Marrakesh. Desde a minha chegada no ótimo aeroporto de Menara, com Fast Track (uma recepcionista te aguarda e você passa zunindo pelo check-in, segurança, controle de passaporte) à cada detalhe do programa impecável, com flexibilidade para encaixes, mudanças e reservas de última hora. Tudo para que se aproveite por inteiro cada minuto no Marrocos. Esse serviço fez com que os meus 10 dias no país fossem ultra produtivos e recheados de conhecimento, informação e bem-estar. Vale para mim e para você.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 10 da Revista UNQUIET.

Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

La Mamounia 

  • Compromisso com as práticas ambientais Green Key, usa energia solar e colhe produtos orgânicos frescos de sua própria horta.
  • Uso consciente de utilização energética, instalação de painéis fotovoltaicos e o selo Clef Verte – é a primeira marca internacional de turismo sustentável para hospedagem turística e restaurantes.

mamounia.com

Villa des Orangers

  • A Villa des Orangers apoia o Centre Fiers et Forts, acolhe e cuida atualmente de cerca de uma centena de crianças que são alimentadas, escolarizadas e acompanhadas regularmente de saúde. Alguns também recebem abrigo.
  • Ville des Orangers está particularmente envolvida em sua fazenda “educativa”, que introduz as crianças na agricultura, as sensibiliza para a proteção do meio ambiente e fornece ao centro frutas e vegetais orgânicos, além de plantas medicinais.

villadesorangers.com

Royal Mansour

  • Sensibilização dos colaboradores: induzir melhores práticas ambientais através da utilização e aplicação de medidas ecológicas no trabalho e na vida quotidiana;
  • Gestão ambiental: utilização de técnicas/métodos ambientais e produtos naturais na manutenção de espaços verdes e sanitários;
  • Gestão eficiente de resíduos: reciclagem seletiva, trituração e compostagem de resíduos orgânicos;
  • Gestão sensata da água: monitorização do consumo de água, sistema de rega gota a gota, manutenção e controlo da água da piscina, equipamento de saneamento equipado com sistemas economizadores de água;
  • Gestão de energia: iluminação LED, unidades de ventilação com recuperação de calor, detectores de iluminação de movimento, vidros de baixa emissividade e sistema de monitorização electrónica;
  • Redução de gases de efeito estufa: uso de caldeiras de biomassa, transporte de pessoal, etc.

royalmansour.com

Kasbah Tamadot

  • Aulas de inglês gratuitas para a população local, independentemente de quererem se candidatar a um emprego no hotel.
  • 100% dos funcionários do Kasbah Tamadot são da área local, e os números sugerem que cada indivíduo empregado no hotel sustenta até 10 outros indivíduos em sua família extensa.
  • Iniciativas que promovem o enriquecimento educacional, oportunidades de emprego e melhores cuidados de saúde para mulheres e jovens nas comunidades berberes que cercam Kasbah Tamadot apoiadas pela Fundação Eve Branson
  • Centros criados pela FEB em aldeias próximas tem como objetivo incentivar a população local a aprender habilidades para o futuro desenvolvimento profissional, como carpintaria e tecelagem.
  • Painéis solares para aquecimento da piscina principal
  • As águas residuais são recicladas e usadas para manter os jardins verdes
  • Coleta de lixo em andamento na vila de Asni: 3 a 4 vezes por semana em 9 pontos de coleta de lixo
  • No quesito alimentação várias iniciativas em curso: o sal usado é produzido em uma mina de sal a 6 milhas do hotel, agrião proveniente de canteiros locais a menos de 3 milhas de distância, 60% de todas as maçãs servidas são cultivadas no pomar, juntamente com 25% das hortaliças e azeitonas

virginlimitededition.com/en/kasbah-tamadot

Ilustração: Antônio Tavares

    UNQUIET Newsletter

    mobil okey oyna
    https://www.fapjunk.com https://pornohit.net
    evden eve nakliyat
    evden eve nakliyat
    akumyolda.comakumyoldaakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.com
    turkceingilizce.gen.trturkceingilizce.gen.tr
    translatedicttranslate dicttranslatedict.com
    Freetranslations.org is a web site to help you to translate to English from tens of languages as a free translator.freetranslationsfreetranslations.org london escorts
    ©UNQUIET 2024 - Todos os direitos reservados
    Think4
    Voltar ao topo