Matías de Cristóbal é o inquieto fundador da Awasi, uma marca focada em exclusividade, personalização e práticas sustentáveis em destinos remotos da América do Sul. Sob sua liderança, a Awasi se tornou referência em turismo de baixo impacto, protegendo mais de 340 hectares de floresta virgem e neutralizando mais de 10 mil toneladas de CO₂ anualmente. Seu enorme compromisso ambiental está presente em toda a operação, desde o uso de ingredientes locais na gastronomia até o rigoroso controle de resíduos.
A integração com as comunidades locais oferece emprego, treinamento e parcerias que geram impacto positivo de longo prazo, e iniciativas como o Awasi Artist Immersion, criada para reforçar a conexão com a cultura e a preservação ambiental (unindo arte e natureza para destacar a singularidade dos destinos), são projetos que enchem Matías de orgulho. Ele conduz a jornada da marca que criou com visão de futuro, sempre buscando inovar sem comprometer os princípios que definem a Awasi.
Na conversa que tive com Matías, abordamos alguns dos aspectos marcantes de uma das maiores referências em sustentabilidade e turismo de baixo impacto da América Latina. Além dos projetos, ele deixou escapar alguns dos sonhos e planos que viajantes UNQUIET vão adorar ver realizados.
Benefícios Exclusivos UNQUIET: Awasi Atacama, Iguazu e Patagônia, Chile e Argentina
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Awasi
Benefício: Vinho de boas vindas, experiência gastronomia especialmente preparada para os leitores UNQUIET e early check-in e late check-out de acordo com a disponibilidade. Os guias Awasi se comprometem a desenvolver roteiros fora da rota comum de acordo com o perfil de cada viajante.
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Novembro de 2025
A Awasi tem uma filosofia única, focada em exclusividade e personalização. Você pode compartilhar o que inspirou essa visão e como ela molda a experiência dos hóspedes?
Percebemos muito cedo que o bem mais valioso dos nossos hóspedes é o tempo. As pessoas trabalham muitas horas e têm apenas alguns dias por ano para passar com seus entes queridos. Ao viajar para locais remotos, como na América do Sul, há grandes expectativas de aproveitar ao máximo a experiência, então por que deveriam compartilhar esse tempo com pessoas que não pertencem ao seu grupo ou ter que se adaptar às preferências de outros? Cheguei a essa constatação durante minhas próprias viagens com a família, nas quais, se tivesse a oportunidade, pagaria mais para reservar alguns passeios privados. Infelizmente, isso nem sempre estava disponível.
Como você equilibra a criação de uma experiência de luxo com a garantia de autenticidade nos destinos onde a Awasi opera?
No nosso caso, é quase o contrário: a autenticidade deve ser uma parte fundamental da experiência de luxo. As pessoas que nos visitam provavelmente já têm todo tipo de luxo material em casa, então por que tentaríamos recriar sua decoração, seus aparelhos ou suas experiências com que já estão acostumadas no dia a dia? Acreditamos que é muito mais valioso garantir a oportunidade de se conectar com as pessoas locais, ter a chance de compartilhar uma bebida com um biólogo, historiador ou artista interessante, experimentar a gastronomia da região com ingredientes frescos, aprender sobre arquitetura e artesanato locais e descobrir joias fora do caminho comum. Como se tivessem um amigo no destino que lhes mostrasse seus lugares preferidos. Para isso, contamos muito com nossa equipe, contratando os profissionais mais experientes e comprometidos que pudermos encontrar. Obviamente, nada disso seria possível sem um grande esforço de treinamento constante e o controle de qualidade para garantir que os padrões de serviço sejam cumpridos.
Qual é o significado de conectar os hóspedes à natureza e às culturas locais na filosofia geral da Awasi?
Muitas vezes, os adultos perdem a capacidade de se surpreender ou apreciar as pequenas coisas da vida, algo que temos na infância. Por meio da exploração da natureza e da cultura local, esperamos ser capazes de reconectar nossos hóspedes com as emoções primárias de prazer. É amplamente estudado que estar cercado pela natureza tem efeitos calmantes no corpo e na mente. Mais importante ainda, na Awasi acreditamos no turismo regenerativo e de baixo impacto, ou seja, proteger os lugares onde estamos localizados através do nosso trabalho. Aprender sobre a natureza e a cultura de um morador é o primeiro e mais importante passo para começar a se importar com ele e garantir a sua proteção.
Com suas propriedades localizadas em alguns dos ambientes mais remotos e intocados, como você garante que os hóspedes tenham uma experiência imersiva sem perturbar o ambiente natural?
Isso é alcançado com uma operação de baixo impacto, uma equipe qualificada e uma filosofia clara. Em outras palavras, oferecemos poucos quartos para evitar ao máximo perturbar o ecossistema e priorizamos a natureza no nosso estilo de construção e operação. Contratamos profissionais e educamos nossa equipe e nossos hóspedes sobre o comportamento que devemos ter na natureza, sendo muito claros quanto aos limites.
O que o motiva no setor de hospitalidade e como isso influencia a direção da Awasi?
Meus interesses pessoais: música, arte autêntica, culturas vivas, fotografia e natureza se refletem na criação da Awasi. Construímos a Awasi em três locais remotos, onde tempo, espaço e silêncio são os verdadeiros luxos. Essa visão nos direciona a proporcionar experiências imersivas e significativas em ambientes únicos e intocados. A verdadeira recompensa, para mim, tem sido alcançar uma equipe de mais de 300 colaboradores, que compartilham interesses semelhantes e se tornaram orgulhosos embaixadores dos nossos valores. Essa paixão coletiva é o que realmente define a Awasi e enriquece as experiências que oferecemos.
A sustentabilidade é um valor central para a Awasi. Você pode nos contar sobre algumas das iniciativas implementadas para minimizar o impacto ambiental?
Preservar os ecossistemas únicos da América do Sul, onde nossos lodges estão localizados, é de extrema importância para nós. Protegemos e conservamos ativamente mais de 340 hectares de floresta virgem e mata nativa em Iguazú e na Patagônia. Nossa equipe se dedica a manter essas áreas florestais, que absorvem mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente. Esse valor excede o total de emissões geradas por nossos três lodges, bem como as viagens aéreas e de transfer realizadas por nossos funcionários e hóspedes. Como resultado, temos orgulho em dizer que somos oficialmente neutros em carbono.
Você pode nos contar mais sobre os projetos de conservação nos quais a Awasi está envolvida, especialmente em lugares como a Patagônia e o Deserto do Atacama?
A maioria dos nossos projetos de conservação está concentrada na Patagônia e em Iguazú, devido aos ecossistemas únicos e à biodiversidade e às oportunidades de aquisição de terras que tivemos nessas regiões. No Atacama, o lodge está localizado dentro da cidade de San Pedro, então nossos terrenos não são tão significativos, mas damos grande ênfase em manter as operações diárias com o menor impacto possível e de forma socialmente responsável. Como o Awasi Patagônia está localizado à beira do Parque Nacional Torres del Paine, criamos um tipo de corredor natural em nossos terrenos que amplia a área protegida, permitindo que a vida selvagem circule livremente. Como resultado, ajudamos a restaurar o habitat natural de espécies nativas. Pumas, condores, guanacos e muitos outros animais agora circulam em áreas que anteriormente estavam desprovidas de vida selvagem devido à agricultura. O parque serve como um refúgio para várias espécies nativas, incluindo o condor e o guanaco.
Como você colabora com as comunidades locais nas regiões onde seus lodges estão localizados para garantir a sustentabilidade e os impactos positivos a longo prazo?
A chave para colaborar com as comunidades locais sempre começa com o emprego formal e a educação. Na Awasi, temos apenas entre 12 e 14 quartos por lodge, mas entre 90 e 100 funcionários diretos entre o hotel, o restaurante e as equipes de excursões. Além de emprego, é importante para nós proporcionar oportunidades de crescimento por meio de intercâmbios entre hotéis, treinamentos etc. Isso não inclui os fornecedores indiretos de materiais, ingredientes, excursões, decoração, que sempre fazemos questão de serem locais e de comércio justo, sempre que possível.
Você poderia destacar algumas iniciativas para apoiar os artesãos locais, o patrimônio cultural ou a educação nas comunidades ao redor das suas propriedades?
Na Awasi, acreditamos que a arte e a natureza são dois elementos indispensáveis para a subsistência do espírito humano. Para honrar essa crença, criamos o programa Awasi Artist Immersion, que colabora com artistas de todo o mundo para ajudar a preservar o valor dos ecossistemas nativos ao redor das propriedades da Awasi. Inspiradas pelas paisagens naturais, pelos sabores autênticos e pelo patrimônio local, as obras de arte servem como catalisadores para a conservação tanto da natureza quanto da cultura. Nos últimos anos, estivemos envolvidos em um projeto de integração com o Instituto Esperança, uma escola de educação especial para crianças, adolescentes e adultos localizada em Puerto Iguazú (a dez minutos da Awasi Iguazú). Com o apoio da diretora e da psicóloga da escola, incorporamos alunos na nossa equipe na Awasi Iguazú para estágios de seis meses. Após os estágios, dois alunos, Alan e Hernan, começaram a trabalhar permanentemente no hotel.
Como você vê o papel das viagens de luxo evoluindo em termos de sustentabilidade e engajamento comunitário na próxima década?
Acredito que é inevitável e extremamente importante evoluir nesse sentido, já que a próxima geração de clientes exige nada menos do que esses padrões. Os millennials se tornaram um público-chave no setor de viagens de luxo e, em poucos anos, as gerações mais jovens tomarão a dianteira. Essas são pessoas altamente informadas e educadas, que esperam que a conservação aconteça. E não são apenas nossos clientes, mas também nossos funcionários e futuros líderes, por isso, esse é um passo obrigatório, na minha opinião.
O que vem a seguir para a Awasi? Há novos projetos ou destinos que você planeja para explorar no futuro próximo?
Estamos muito ansiosos para expandir para novos destinos e estamos de olho em oportunidades no Hemisfério Norte, mas nada está definido. Adoraríamos ver a abertura de uma Awasi em uma localização remota dos EUA ou da Islândia, por exemplo, mas isso são apenas desejos no momento. Também estamos constantemente procurando oportunidades na América Latina, é claro, já que há destinos incríveis para serem desenvolvidos de forma responsável. Por enquanto, estamos focados em manter nossos padrões elevados, implementar melhorias e continuar colaborando com artistas de todo o mundo.
Awasi
As áreas florestais protegidas e mantidas pelo Awasi absorvem mais de 10.000 toneladas de dióxido de carbono por ano, superando em muito as emissões geradas pelos três lodges – Awasi Iguazú, Awasi Patagonia e Awasi Atacama. Isso torna o Awasi oficialmente neutro em carbono.
Além disso, painéis solares estão sendo atualmente instalados no Awasi Atacama, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade.