A magia de pausar em Paris

A UNQUIET mergulhou na experiência wellness de dois hotéis-palácios na capital francesa, Le Meurice e Plaza Athenée, onde a tradição e a tecnologia de ponta se encontram para transformar o corpo e a mente

Fachada do Plaza Athénée em Paris, um hotel de luxo em plena sofisticação da Avenida Montagne, em Paris

Paris e suas esquinas cheias de histórias, suas ruas que respiram cultura… Um convite à exploração sem fim. E lá estava eu, hospedada no Plaza Athenée, respirando moda e elegância, exaladas pela própria localização do hotel ‒ a Avenue Montaigne, o lar de gigantes da alta-costura, como St. Laurent e Chanel. Apesar da imponência de estar rodeado por um quê de realeza da moda, há algo singularmente convidativo no hotel e, consequentemente, em seu spa, o primeiro da Dior, fundado em 2008. Uma façanha, porque, vamos ser sinceros, nem toda elegância se traduz em acolhimento, certo?

O glamour do Dior Spa no Plaza Athénée

A sofisticação é quase palpável, desde o início. Com ambientes dominados por branco e cinza, num toque moderno, que reverencia o minimalismo, o Dior Spa ficou ainda mais interessante após sua recente renovação: ganhou tratamentos exclusivos, aliados a cinco salas individuais (uma para casal), hamman, sauna e uma suíte com terapia de luz, com um teto de LED, que reproduz os raios de sol.

Naquela atmosfera, antes mesmo de mergulhar no universo de cuidados da Dior, fui presenteada com um pequeno ritual: um Glow Shot ‒ pense numa poção mágica, um elixir fresco que funde água de rosas, flor de cerejeira, colágeno e acerola, percorrendo o organismo, despertando cada célula em antecipação.

Já instalada na sala de tratamento, a cama de massagem, revestida de tecidos brancos de algodão macio, capturou a minha atenção com uma frase de Christian Dior, bordada com fios cinza: “Au fond d’un coeur sommeille, toujours un rêve” (“em algum lugar, no fundo do coração, reside um sonho à espera de despertar”).

Era o insight de que tudo ali, da atmosfera ao atendimento, estava impregnado pela essência da Maison Dior: atenção meticulosa aos detalhes, mãos gentis, guiadas por técnicas aprimoradas, e uma sofisticação digna dos contos de fadas contemporâneos.

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: Plaza Athénée, Paris, França

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens

Plaza Athénée

Benefício: Drink Especial de Boas Vindas e Mimo preparado pela renomada pâtisserie do hotel. Early Check-In e Late-Check Out de acordo com a disponibilidade para leitores UNQUIET.

  • Use o código: UNQUIET
  • Validade: Novembro de 2025
O luxo na decoração em estilo clássico parisiense da suíte Eiffel, no hotel Plaza Athénée, em Paris
A suíte Eiffel, no Plaza Athénée: como em um quadro, a moldura destaca a torre
Hotel de luxo em Paris: o Plaza Athénée e sua emblemática escadaria
As emblemáticas escadarias do Plaza Athénée.

O tratamento escolhido, o Kobi-Dior, prometia ser uma ode ao fascínio facial. A jovem e gentil terapeuta, Louise, começou a sessão com a limpeza da minha pele, seguida de tonificação. A delicadeza dos movimentos induziu a um estado de relaxamento profundo. Com os gestos, ela ajustava sua prática à antiga arte do kobido, massagem facial ancestral que previne e reduz os impactos do envelhecimento.

Os movimentos rápidos e rítmicos, com técnicas de acupressão, começaram pela testa, o epicentro das minhas preocupações cotidianas. Em questão de minutos, senti o nó da tensão se desmanchar.

As manobras certeiras seguiram para as bochechas, despertando a circulação e chegando à mandíbula e ao pescoço. Cada toque desfazia um pedacinho do peso acumulado ali.

O ritmo do tratamento era ditado pela alternância das temperaturas (quente e gelada) e das texturas (sedosa e esfoliante), intercaladas pela ação da luz LED vermelha, que agia sobre a pele em silêncio, enquanto minha mente flutuava, em algum lugar entre o relaxamento e a contemplação existencial.

Era como se a pele recebesse um tratamento de rejuvenescimento, ao mesmo tempo em que a mente seguia um processo similar de purificação. Um mix de cuidados high-tech e toque humano.

Ambientes minimalistas e elegantes do Spa Dior, recém-renovado.
O minimalismo está presente em todos os ambientes do Dior Spa

Ao término da sessão, Louise abriu um sorriso e ergueu um espelho diante do meu rosto, mostrando o famoso efeito “uau” ‒ um brilho radiante, um viço renovado e genuinamente transformador.

Ela ainda me ofereceu pequenos mimos, dois amuse-bouches, que literalmente adoçaram o momento: um deles era uma gota gelificada e refrescante de aloé, e o outro, um biscoito de chocolate com caramelo, porque ninguém é de ferro.

Não foi apenas uma questão de cuidados com a pele, mas uma experiência holística, em que corpo e mente foram tratados com igual importância, um momento de rejuvenescimento completo dos sentidos.

Tal como a alta-costura que o cerca, o Plaza Athénée tem um estilo próprio de deixar seu legado: uma elegância que se traduz para além da aparência. Cada detalhe, do ambiente ao tratamento, parece orquestrado para lembrar que não se trata apenas de exclusividade, mas da capacidade de oferecer bem-estar e renovação de dentro para fora.

La Maison Valmont pour Le Meurice

Na segunda parte da minha estada em Paris, me hospedei no Le Meurice, um colosso histórico de elegância, que se ergue majestosamente diante do Jardin des Tuileries — ou Jardim das Tulherias —, quase flertando com o Louvre. Após dias me lançando de corpo e alma na cidade, meu ritmo pedia trégua. Foi por isso que uma massagem californiana no spa da Valmont, cravado no coração do hotel, me chamou. Respeitada pelos tratamentos de alta cosmetologia, a grife suíça tem apenas 12 spas no mundo ‒ e eu estava prestes a me entregar aos cuidados de um deles.

As camas perfeitas do Dior Spa, no hotel Plaza Athénée em Paris
Uma das salas de terapia do Dior Spa
O exclusivo e moderno La Maison Valmont, spa do Le Meurice
Uma das entradas na Table du Chef, no restaurante Le Meurice Alain Ducasse | Foto Luciana Lancellotti

O hotel também abriga a butique da marca, no andar térreo, acessível pela Rue de Castiglione, que, como o spa homônimo, é aberta a não-hóspedes. A loja tem o brilho típico de uma joalheria de alto calibre, pontuada por obras de arte selecionadas pela Fundação Valmont. Nas vitrines do espaço, idealizado por Didier Guillon, linhas de maquiagem, tratamentos para o rosto e perfumes desenvolvidos por Sophie Vann Guillon são expostos como raridades, à espera de serem descobertas por quem entende seu verdadeiro valor.

Spa Valmont no Le Meurice: o Dia D

Minha manhã prometida à desaceleração não começou como o previsto. O plano era um revezamento elegante entre um café da manhã, cedinho, no cenário opulento do restaurante Le Meurice Alain Ducasse. Então eu atravessaria a rua para uma caminhada pelo Jardin des Tuileries e visitaria algumas perfumarias que cercam o hotel ‒ Jovoy Paris, Serge Lutens e Diptyque ‒, antes de retornar e mergulhar na experiência do spa.

Mas o corpo falou mais alto e a cama me reteve em seus braços por mais tempo. Resultado: café da manhã tardio, spa logo em seguida e um almoço que me esperava a galope. A massagem relaxante dos sonhos, de repente, se espremeu na minha agenda, como o recheio de um sanduíche inesperado.

Com essa leve tensão, de quem está prestes a se entregar a um relaxamento dos deuses de olho no conta-gotas do tempo, me vi pisando hesitante no spa, ainda que envolta pelos tons relaxantes de azul e verde, que decoram seus 340 m².

O salão do restaurante de luxo em Paris, próximo ao lobby do hotel Le Meurice
O salão do restaurante Le Dalì, no Le Meurice
Le Meurice: tratamentos Valmont em um spa de luxo em Paris
Terapia facial na Maison Valmont

Preliminares: ansiedade neutralizada

A possibilidade de uma massagem entre dois banquetes me deixou intrigada: como seria? A terapeuta, Lathma, captou a minha ansiedade e prometeu adaptar cada movimento às peculiaridades daquela manhã corrida, garantindo um atendimento tão personalizado quanto acolhedor.

Ela me ofereceu um chá gelado, que prometia limpar meu organismo enquanto refrescava a minha garganta e a alma. Aceitei prontamente. Também preenchi um formulário de saúde (uma ligeira formalidade) e fui conduzida ao meu santuário particular: a sala de tratamento, onde Paris se despediu temporariamente de mim.

Como quem revela um tesouro escondido, aquela adorável terapeuta me apresentou ao seu leque de óleos essenciais. Lavanda e flor de laranjeira brilhavam como estrelas em uma galáxia aromática, mas foi a verbena, com seu perfume puro e fresco, que pareceu perfeita para o momento.

No calor acolhedor da mesa de massagem, senti meu corpo se abandonar à sensação de segurança ‒ o prólogo perfeito para os 60 minutos de uma massagem que prometia e entregava um estado de serenidade completa. Os movimentos da terapeuta eram como uma coreografia fluida: o óleo de verbena, com suas notas cítricas e herbais, era o elemento conectivo, aplicado com uma pressão que sabia ser firme, sem nunca se impor.

+ Descubra outros refúgios de bem-estar pelo mundo

Ambientes com tons relaxantes e decoração minimalista no spa do hotel Le Meurice, em Paris
Área de descanso, na Maison Valmont, no Le Meurice

O cerne da sessão era desatar os nós de tensão, tecidos após longos dias de exploração urbana. E assim foi feito. Cada gesto da massagem desfazia os laços de cansaço, permitindo que a calma tomasse seu lugar. Com sensibilidade aguçada, Lathma se adaptou à condição do meu corpo recém-alimentado, me permitindo mergulhar em cada segundo daquele cuidado sem o menor sinal de desconforto. No fim, o peso do mundo parecia ter sido retirado de meus ombros, me deixando em um estado de leveza e gratidão.

Bolha de tranquilidade

Terminado meu tratamento no Le Meurice, refleti sobre as experiências nos dois hotéis. Se o Dior Spa do Plaza Athénée me apresentou o glamour como uma vertente do bem-estar, o Valmont me inseriu em uma experiência de serenidade plena, com a sua atmosfera intimista. Esse nirvana tem altos padrões, sobretudo no cenário dos hotéis-palácios parisienses, onde hóspedes exigentes estão acostumados a tratamentos de alta performance. Eles esperam ser surpreendidos, e os dois hotéis sabem como corresponder a essa expectativa com maestria.

Após o ritual, era como se eu estivesse em minha própria bolha de tranquilidade. Almocei moderada e deliciosamente e voltei à vida lá fora, pronta para encarar mais descobertas na cidade, com energias renovadas. Afinal, esta é a magia de Paris: ela nunca acaba.

Os hotéis Plaza Athénée e Le Meurice fazem parte da Dorchester Collection.

Sala de tratamento na Maison Valmont, no Le Meurice
Sala de tratamento na Maison Valmont, no Le Meurice
Detalhe da decoração opulenta do Plaza Athénée Foto Luciana Lancellotti
Detalhe da decoração opulenta do Plaza Athénée | Foto Luciana Lancellotti
O Glow Shot, servido antes dos tratamentos no Dior SPA Foto Luciana Lancellotti
O Glow Shot, servido antes dos tratamentos no Dior SPA | Foto Luciana Lancellotti
Hotel de luxo em Paris: a sala de banho da suíte La Parisienne, do Le Meurice
Sala de banho da suíte La Parisienne do Le Meurice

Matéria publicada na
edição 17 da Unquiet.

Ilustração: Antônio Tavares
Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

Plaza Athénée

Estamos comprometidos em gerar um impacto positivo tanto em nossas comunidades quanto no planeta, atuando de forma proativa na luta contra as mudanças climáticas. Focamos na preservação de recursos essenciais, como água, biodiversidade e ecossistemas, com o objetivo de construir um futuro mais sustentável, assegurando que esses elementos vitais sejam protegidos para as gerações vindouras.

Criamos ambientes de trabalho inclusivos, nos quais nossos colaboradores podem crescer e alcançar suas ambições profissionais de forma extraordinária. Priorizamos o bem-estar de nossos funcionários e clientes e estamos ativamente envolvidos em nossas comunidades, trabalhando para promover um futuro mais justo e promissor para todos. Juntos, buscamos causar um impacto duradouro e positivo.

Reconhecemos que nossas decisões afetam diretamente as pessoas e o meio ambiente. Por isso, mantemos o compromisso de operar com os mais altos padrões éticos e ambientais, independentemente do local de atuação. Nosso objetivo é não apenas cumprir as exigências legislativas, mas superá-las, estabelecendo um novo padrão para práticas empresariais responsáveis globalmente.

dorchestercollection.com/esg

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo