Colheita de lírios d’água no Vietnã


Barcos flores flutuantes Vietna

Bandeira VietnaQuando o tema é o Vietnã, muita gente logo associa o país asiático às ruas urbanas vibrantes e à cozinha marcante (e picante!) vietnamita. Mas é quando chega o período de setembro a novembro que o cenário do Delta do Mekong, no sul do país, nos leva a um espetáculo ditado pelas chuvas, menos comentado, mas visualmente estonteante, que é a colheita dos lírios d’água.

E evento vai além da safra: é uma celebração criada pela natureza e trabalhada pela cultura local.

Colheita lírios d'água Ásia
Cores do Delta: mulheres locais em suas canoas, colhendo as flores aquáticas | iStock

Delta do Mekong: palco aquático

Conhecido como o “Cesto de Arroz” do Vietnã, o Delta do Mekong abarca diversas províncias antes de, finalmente, desaguar no Mar da China Meridional. A região é marcada por ricas terras agrícolas e um sistema intrincado de rios e canais que fornecem recursos essenciais para a agricultura, a pesca e o transporte. O Delta do Mekong é fundamental para a economia e o modo de vida das muitas comunidades que residem ali e desempenham papel crucial na produção de arroz do Vietnã, entre outros produtos agrícolas.

+ Leia também: Delta do Parnaíba, um tesouro escondido

Colheita de flores em barcos na Ásia
Manhã no Delta do Mekong: tradição em movimento | iStock

Pois bem. Imagine, então, as águas subindo e transformando o Delta do Mekong num vasto (colorido e belíssimo) jardim flutuante.

“Entre setembro e novembro, os lírios d’água criam um espetáculo natural, abrindo suas flores para o mundo”

Os pequenos barcos, conduzidos silenciosamente pelas fazendeiras vestidas a rigor (com o tradicional áo dài e seus chapéus cônicos que cobrem parcialmente seus rostos), deslizam graciosamente entre corredores aquáticos em tons de verde e lilás. Impressionante, não?

Tradição e trabalho

Colheita de lírios d'água no Vietnã
Cada barco carrega histórias, cultura e um modo de vida sustentável | iStock

Como verdadeiras artistas, as fazendeiras locais cortam caule a caule com precisão cirúrgica, criando uma espécie de pintura viva, uma dança delicada sobre as águas calmas, com movimentos que refletem anos de tradição. Dessa forma, as pilhas de lírios naturalmente cenográficas vão crescendo sobre os barcos, enquanto as mulheres desempenham seu papel com uma elegância que parece honrar gerações.

An Giang e a cultura local

Na parte ocidental do Delta do Mekong, a província de An Giang (que fica no encontro dos  rios Tien Giang e Hau Giang) é um destino esplêndido para fotografar e se integrar à tradição da colheita dos lírios d’água no Vietnã. Nessa região, o clima tropical e o solo fértil são os maestros invisíveis que regem o cultivo dessas flores aquáticas. É uma experiência autêntica e reveladora da cultura local.

De pratos a chás 

Colheita lírios aquáticos Vietnã
Usar flores como ingredientes faz parte da culinária local | iStock

Quem pensa que  a colheita de lírios d’água no Vietnã é só beleza se engana. Essa tradição se estende também à gastronomia vietnamita. Sabe como? Os lírios d’água colhidos nas águas do Delta de Mekong têm seus talos e raízes aproveitados em receitas típicas locais, desde ingredientes de saladas crocantes até de sopas reconfortantes – sem falar nos chás (medicinais e terapêuticos), parte fundamental da riqueza botânica e cultural da região.

“Apreciar pratos à base de lírios d’água vai além de alimentar o corpo: é nutrir a alma com a rica cultura vietnamita”

O contraste aqui não poderia ser mais evidente: entre a vida urbana agitada e o tranquilo cotidiano rural nas regiões ao longo do Delta do Mekong, escolher explorar essa tradição é optar por mergulhar em um aspecto único do Vietnã, que muitas vezes passa despercebido. E nossa equipe encoraja você a viver essa cultura tão rica!

Colheita de lírios aquáticos no Mekong Vietnã
Esplendor flutuante | iStock

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo