No sudoeste da África, a Namíbia se desdobra em uma variedade surpreendente de paisagens que parecem desafiar a imaginação, com o Deserto da Namíbia (também conhecido como Deserto do Namibe) como um dos mais espetaculares cenários naturais do planeta.
Sim, porque não é apenas a vastidão do deserto que atrai visitantes de todos os cantos do globo. No Deserto da Namíbia, os cenários mudam de vastas planícies a dunas douradas que parecem alcançar o céu, ao mesmo tempo em que a vida selvagem se adapta e floresce sob as condições mais extremas, desde os famosos cavalos selvagens de Aus até as surpreendentes árvores de tronco retorcido que pontilham o panorama.
“Este guia rápido sobre o Deserto da Namíbia é nosso convite para explorar um mundo onde o silêncio é profundo”
Nele, vamos mergulhar nas atrações imperdíveis do Deserto da Namíbia, trazendo dicas práticas para planejar sua viagem. Prepare-se para embarcar em uma jornada, não apenas por terras esquecidas, mas também pelo reencontro com a essência mais pura de aventura e beleza. Saiba o que faz do Deserto da Namíbia um espetáculo natural inesquecível.
Quando Visitar?
A partir do fim de maio, início de junho, já é possível aproveitar uma viagem ao Deserto da Namíbia em uma de suas melhores épocas. Mas o melhor período para visitar o país é mesmo de julho a outubro, quando as temperaturas ficam pouco acima dos 21 °C (e a probabilidade de chuva é baixa).
“Este também é o melhor período para observar a vida selvagem — e por isso mesmo é considerado alta temporada de viagens”
É o tipo de viagem cuja programação requer planejamento com bastante antecedência. Mas compensa, a gente garante! 😉
O que esperar?
Duna 45: Imagine-se escalando um verdadeiro gigante de areia (cerca de 80 metros de altura!) durante o amanhecer. Vai valer a pena: a vista de cima da Duna 45 é impressionante! A explicação par ao nome: a duna fica a 45 km da entrada do Parque Nacional Namib-Naukluft, ao longo da estrada que leva a Sossusvlei.
Deadvlei: Próximo do Deserto da Namíbia fica Deadvlei, é, literalmente, um vale morto. Nele, troncos de árvores secos e retorcidos podem somar 900 anos e continuam ali, parecendo desafiar o tempo, sob o sol implacável, graças aos nutrientes do solo.
Sossusvlei: As imponentes dunas de Sossusvlei e suas salinas são de uma beleza impressionante (essas dunas estão entre as mais altas do mundo).
Reserva Natural de NamibRand: privada, foi estabelecida para proteger e ajudar a conservar a ecologia única e a vida selvagem no sudoeste do Deserto da Namíbia, desenhando uma fronteira de 100 km com o Parque Nacional Namib Naukluft a oeste e as montanhas Nubib a leste.
Vida selvagem: Prepare-se para possíveis encontros com elefantes (sim, adaptados à aridez do deserto!) e órix majestosos, entre outros representantes da fauna local. Cada canto do deserto tem uma (boa) surpresa.
Sandwich Bay: a hora e a vez de presenciar (e se emocionar com) o encontro das dunas imensas do Deserto da Namíbia com o Oceano Atlântico.
Como aproveitar?
Sobrevoo de balão: Quer ver tudo de uma perspectiva diferente? Um passeio de balão ao nascer do sol descortina um panorama mágico do deserto.
Safári fotográfico: Traga seu equipamento fotográfico e fique de olho nas condições de luz, especialmente durante o nascer e o pôr do sol, quando o céu e o ambiente se transformam, com tonalidades incríveis. As paisagens e a fauna rendem fotos surpreendentes e vai ser fácil se sentir um fotógrafo da National Geographic.
Cultura local: Visite comunidades indígenas para entender a história e os costumes que moldam a Namíbia contemporânea. Apoiar negócios locais comprando artesanato ou outros produtos próprios também ajuda na sustentabilidade das comunidades.
Exploração noturna de estrelas: O deserto da Namíbia é um dos melhores lugares do mundo para observação de estrelas, dada à escuridão noturna na região, quase total — classificado como Gold Tier Dark Sky Reserve pela International Dark-Sky Association. Sem poluição luminosa, elas cintilam com uma claridade surreal.
Caminhada pelas dunas: Aceite o desafio de caminhar nas famosas dunas de Sossusvlei. É, aliás, em Sossusvlei que fica a Big Daddy, duna com altura próxima a 380 metros (a precisão das medidas varia de acordo com novas medições e movimentações). A localização da duna Big Daddy oferece vistas panorâmicas espetaculares para Deadvlei e Sossusvlei.
“Caminhar nas dunas de Sossusvlei, como a Big Daddy, é uma experiência que exige certo esforço físico, mas a vista do deserto a partir do topo ao amanhecer é inesquecível — sim, nas primeiras horas do dia, quando as temperaturas são mais amenas”
Quadriciclo na areia: Para os aventureiros de coração, percorrer as dunas de quadriciclo traz uma dose de adrenalina única e permite explorar grandes áreas desertas de um jeito emocionante (equipamento de segurança e um guia experiente são essenciais).
Expedição aos salares e Deadvlei: Visitas guiadas aos vastos salares e ao misterioso Deadvlei, com suas árvores petrificadas, contra um fundo de dunas vermelhas e céu azul, são lições de fotografia ao ar livre e um vislumbre de como a natureza esculpe paisagens de beleza fascinante.
Aventura num 4X4: Em Sandwich Bay, 42 km ao sul de Walvis Bay, é outro ponto forte da viagem, quando as dunas do Deserto da Namíbia encontram o Oceano Atlântico, formando um espetáculo natural inesquecível. O lugar é acessível apenas por meio de veículos 4×4.
Onde ficar
Little Kulala Lodge | Wilderness Reserve
Localizado próximo ao Sossusvlei, é famoso por seu design único e a oportunidade de apreciar as estrelas a partir de sua própria cama sob o teto retrátil do quarto.
Wolwedans Dunes Lodge
Conhecido por sua construção sustentável e integrada à paisagem do deserto, proporcionando experiências de luxo em meio à natureza.
&Beyond Sossusvlei Desert Lodge
Este hotel oferece uma mistura de luxo e natureza selvagem, com vistas espetaculares das dunas e céu estrelado do Deserto da Namíbia.
Dicas extras
Prepare-se para extremos: O deserto tem variações de temperatura significativas, então vista-se em camadas. E não custa reiterar que é essencial usar protetor solar de alto fator, chapéu de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas de cores claras que cubram braços e pernas para proteger a pele da exposição solar direta.
Hidratação é fundamental: Não custa reiterar: beba muita água para enfrentar o sol intenso. E tenha sempre um kit de primeiros socorros; o deserto pode ser imprevisível e estar preparado para cortes ou picadas é imprescindível.
Guia local: Contratar um guia local pode transformar sua experiência, proporcionando conhecimentos e descobertas únicas, como interação com as comunidades da região, durante visitas a aldeias e projetos comunitários.
Equipamento Fotográfico: Não se esqueça de levar equipamento fotográfico adequado para capturar as paisagens espetaculares. Lentes para paisagem e um bom tripé fazem uma grande diferença para registrar o Deserto da Namíbia.
Respeito ao meio ambiente: Viajantes UNQUIET são conscientes sobre a prática de jornadas sustentáveis, priorizando a preservação do planeta: mantenha-se nas trilhas determinadas e áreas permitidas, já que o ecossistema do deserto é frágil, e é essencial minimizar o impacto humano. Leve todo o lixo que produzir de volta com você para manter a paisagem limpa e preservar a vida selvagem local. Boa viagem!