A experiência de conhecer uma região a partir da água muda o ponto de vista de qualquer viagem. E essa é justamente a proposta dos cruzeiros fluviais que, navegando por rios que cortam cidades e acessam destinos clássicos ou remotos, promovem a chance de roteiros imersivos com vieses culturais, gastronômicos e surpreendentes. Os navios, menores do que os marítimos, com capacidade entre 100 e 196 passageiros, têm amplas cabines e serviço sofisticado, incluindo alta gastronomia nos restaurantes. Seu diferencial é a possibilidade de passar por eclusas e atracar em pequenos portos. Durante todo o percurso os passageiros são brindados com lindas paisagens e, a cada parada, tem a oportunidade de descobrir uma nova cidade ou região, conforme o roteiro. Entre as opções, há cruzeiros fluviais temáticos, confira algumas sugestões.
Vinhos
A bordo da AmaWaterways os passageiros têm a oportunidade de vivenciar experiências relacionada ao universo dos vinhos. A cada novo “porto”, é possível conhecer traços da culinária local com degustações, visitas guiadas a vinícolas e pequenos produtores – tudo já incluído no programa do navio. Além disso, cada cruzeiro de vinho conta com um especialista qualificado a bordo. Alguns vinhos são provenientes da própria adega do especialista e outras variedades são de adegas locais localizadas ao longo do itinerário do cruzeiro. O sommelier também oferece harmonização de vinho e comida, conduz discussões e faz degustações durante o toda a viagem. A próxima saída temática relacionada aos vinhos está prevista para 10 de agosto, com o roteiro Taste of Bordeaux, na embarcação AmaDolce. Serão sete noites com Alejandro Lopez, sommelier argentino, diretor e cofundador da Piensa Wines, passando pelas cidades de Bordeaux, Libourne, Saint-Émilion, Blaye, Bourg, Pauillac e Cadillac.
Cafés
Também da AmaWaterways, o café é tema de cruzeiros inédito na América do Sul, pelo rio Magdalena, com duas opções de roteiro de sete noites, Magic of Colombia e Wonders of Colombia, navegando entre Cartagena e Barranquilla. Com data prevista para 2024, a navegação será pelo rio que o escritor Gabriel Garcia Marquez descreveu como o “River of Life”, onde exploradores navegaram ao longo de seu leito ao norte, abrindo caminho para o comércio e a comunicação entre os Andes e o Mar do Caribe – e, de fato, a bacia hidrográfica hoje abriga aproximadamente 80% da população da Colômbia, um caldeirão formado por povos indígenas, europeus e africanos. Dois novos navios, o AmaMagdalena e o AmaMelodia serão inaugurados para esses roteiros, ambos intimistas, com capacidade para 60 e 64 passageiros, respectivamente. Os novos navios da AmaWaterways que vão navegar pelo rio Magdalena contarão com uma estação de café colombiano a bordo onde os hóspedes poderão degustar o sabor da região que é mundialmente reconhecida pela qualidade de seus grãos.
Mercados de Natal
As festividades de Natal agitam também o mundo dos cruzeiros fluviais. Atração à parte na Europa, as feiras natalinas são ponto de interesse a partir da segunda quinzena de novembro em roteiros das companhias AmaWaterways, Emerald Cruises, Scenic Cruises e Uniworld com itinerários pelos rios Reno e Danúbio onde será possível visitar – e encantar-se – com os famosos mercados de Natal de cidades como Viena, Budapeste, Estrasburgo e Colônia, com muitas músicas temáticas, luzes, comidas típicas, bebidas quentes e, claro, os típicos ginger bread.
Gastronômico
A companhia Scenic River Cruises será palco de uma jornada culinária em parceria com o chef norte-americano Bryan Voltaggio (dos restaurantes Thatcher & Rye e Vulcania, entre outros) com a missão de criar experiências que celebram o amor pela boa comida em um formato inovador. Esta exploração única de alimentos e sabores apresenta oportunidades para conhecer e passar tempo com o chef e saborear as criações que ele ajudou a personalizar apenas para este cruzeiro. O programa inclui vivências com o chef Voltaggio, jantar especial e demonstrações culinárias, além de aulas com receitas autorais.
Mais informações: www.velle.tur.br