Por Carolina Sagesser Rodrigues
Inaugurado em 1934 em estilo Art Déco, o icônico Palace Hotel foi, ao longo de sua história, a hospedagem favorita de celebridades e personalidades importantes em Salvador. Viveu seu período de glória até a década de 1970 antes de entrar num período de declínio e ser abandonado. Felizmente, essa joia arquitetônica renasceu em 2017, sob nova direção como Fera Palace.
Situado no coração da cidade, na tradicional Rua Chile, a pouquíssimos metros do Elevador Lacerda e do Pelourinho, o hotel passou por uma reforma que em nada alterou sua arquitetura original. Agora, chama a atenção por sua atmosfera sofisticada e descolada, ao mesmo tempo em que resgata o passado da capital baiana.
Com 81 quartos coloridos de estilo contemporâneo, é impossível andar pelos seus corredores de tacos de madeira originais e não imaginar quem passou por ali em outros tempos. No primeiro andar do Fera Palace, uma homenagem a uma das mais populares obras de Jorge Amado: o ilustre salão Dona Flor.
Símbolo da retomada e revitalização do Centro Histórico de Salvador, o hotel ainda possui uma cobertura de tirar o fôlego no descontraído Fera Lounge, com uma das mais belas vistas para a Baía de Todos os Santos, o Forte São Marcelo e o Mercado Modelo.
Comece o dia com o delicioso café da manhã de comida regional do autêntico Omí Restaurante. Passeie pelas nostálgicas ruas do entorno, conheça os inúmeros museus e pontos turísticos. No final da tarde, relaxe na elegante piscina de borda infinita com um saboroso drinque, e sinta a energia revigorante da capital baiana, enquanto espera um dos mais esplêndidos pores-do-sol da área.
Fotos: Leonardo Freire