6 festivais que iluminam cidades mundo afora


De lanternas lançadas aos céus com pedidos de prosperidade a projeções de 3D em marcos arquitetônicos, os festivais de luzes pelo mundo causam maravilhamento. Conheça alguns a seguir.  

Festival of Lights Berlin – Alemanha
7 a 16 de outubro 2022

Potzsdamer Platz iluminada | Foto: Frank Hermann

Desde 2005, arte e tecnologia se encontram para iluminar monumentos, edifícios históricos e praças de Berlim. Os organizadores do festival se unem a artistas renomados de vários países para criar obras que transmitem mensagens importantes e abordam questões atuais num alegre espetáculo de luzes. Em 2022 o tema é Visions of Our Future e, além das projeções, o evento dará foco a esculturas que consomem pouca eletricidade, ajudando a contar novas histórias.
festival-of-lights.de

Birgu Fest – Vittoriosa, Malta
7 a 9 outubro 2022

Suas de Birgu são iluminadas por velas | Foto: Reprodução Rosselli_AXPrivilege

Birgu, também conhecida como Vittoriosa, é uma das cidades mais antigas da ilha de Malta. Este evento anual foi criado pelas autoridades locais para promover o patrimônio histórico e cultural da cidade, com sua beleza arquitetônica, teatro, museus e igrejas. O festival cresceu e, hoje, o ponto alto é o Birgu By Candlelight, quando todas as ruas e casas são iluminadas por milhares de velas, além da apresentação de músicas tradicionais, coros, bandas locais e estrangeiras. 

Yi Peng – Chiang Mai, Tailândia
7 a 9 de novembro 2022

Monges em Chiang Mai | Foto: iStock

Em Chiang Mai, norte da Tailândia, na lua cheia do 12º mês lunar, geralmente em meados de novembro, acontece o Festival das Lanternas, quando centenas de milhares de pequenas luzes ganham o céu num espetáculo único. Os moradores decoram as casas com flâmulas coloridas e acendem as lanternas – na verdade, pequenos balões ou chinesinhos, como são conhecidos no Brasil – e soltam-nas no ar. Quando sobem, as pessoas pedem para se livrar dos infortúnios do ano que se finda e fazem votos de boa sorte para o que chega. 

Amsterdam Light Festival – Holanda
1º dezembro 2022 a 22 janeiro 2023

festival de luzes
Obra Butterfly Effect, de Masamichi Shimada | Foto: Amsterdam Light Festival

Por 53 dias, os canais de Amsterdã são transformados em uma galeria de arte contemporânea a céu aberto com esculturas de luz, projeções e instalações. Em 2022, o evento chega a sua 11ª edição com o tema Imagine Beyond. As obras podem ser admiradas tanto da terra como a partir da água. O festival organiza cruzeiros ou passeios guiados para que os visitantes conheçam mais sobre as obras.
amsterdamlightfestival.com

Fête des Lumières – Lyon, França
8 a 11 de dezembro de 2022

 festivais de luzes - lyon
Théâtre des Célestins durante a Fête des Lumières de Lyon | Foto: Muriel Chaulet

Um dos mais antigos festivais de luzes do mundo, o de Lyon tem raízes religiosas. Remonta a 8 de dezembro de 1853, quando os leoneses acenderam velas em suas janelas em celebração à Virgem Maria. Essa tradição permanece até hoje, mas o festival também ganhou contornos artísticos com as instalações de luzes e projeções mapeadas em edifícios icônicos da cidade.
fetedeslumieres.lyon.fr

Vivid Sydney – Austrália
17 a 23 de maio 2023

 festivais de luzes
Ópera de Sydney é um dos monumentos arquitetônicos iluminados durante o festival | Foto: Vidid Sydney/Svendsania

Arte, criatividade, inovação, tecnologia e música compõem o Vivid Sydney, festival que transforma a cidade durante 23 dias e noites. Além da arquitetura icônica, a arte de luz e as belas projeções 3D iluminam lugares menos conhecidos de Sydney, como o Circular Quay, The Rocks, Walsh Bay, Barangaroo, entre outros. Já o Vivid Music leva shows a espaços inusitados da cidade. O festival compreende ainda o Vivid Ideas – workshops, palestras, discussões para pensar sobre o futuro.
vividsydney.com

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo