Destino wellness por excelência, a Califórnia é uma espécie de meca para viajantes que buscam bem-estar e harmonia interior em contato com a natureza. Quer você esteja procurando explorar trilhas e praias, fazer um detox, se jogar em um retiro ou simplesmente relaxar em um spa ou resort, o estado tem uma miríade de opções de tratamentos e escapadas naturais, com muitos acréscimos luxuosos ancorados em locais absolutamente mágicos.
Esse foi o contexto escolhido pela marca norte-americana pioneira na indústria de spas de luxo Canyon Ranch para inaugurar seu empreendimento mais recente, precisamente em Woodside, entre São Francisco e o Vale do Silício. A unidade californiana abriu as portas em 2019 no local onde antes funcionou o extinto retiro de saúde Skylonda Lodge, mas logo suspendeu as atividades em virtude da pandemia. Reabriu em 2020, pós-lockdown, aumentando o portfólio de hotéis-spa da rede – o primeiro foi aberto em Tucson, no Arizona, em 1979, seguido pela unidade de Lenox, em Massachusetts.
Ritmo próprio
O Woodside Canyon Ranch é o primeiro spa-hotel da rede voltado exclusivamente para retreats (retiros). Instalado em um espaço físico menor, tem abordagem intimista, de spa-boutique, bem diferente do conceito desenvolvido nos estabelecimentos anteriores, que seguem dietas, atividades e cronograma rígidos. Na Califórnia, os hóspedes não são obrigados a participar de nada. São eles que definem de que forma o lugar pode contribuir para o próprio bem-estar, seja para combater o esgotamento, seja para encontrar solidão ou conexão, ou simplesmente para fugir da rotina.
Independentemente da meta escolhida, a localização da nova unidade é pedra fundamental dentro da jornada proposta pelo lugar, em busca de bem-estar físico e espiritual. Aninhado em uma floresta de sequoia acima do Skyline Boulevard, como é chamada a maior parte da extensão da State Route 35, o Woodside Canyon Ranch oferece vistas que correm pela natureza e propõe escapadas personalizadas de três, quatro ou sete dias, com regime all-inclusive. Em conexão total com o entorno, destacam-se 24 treehouses, com são chamadas as casas suspensas em palafitas, aproveitando a estrutura das árvores. Totalmente envidraçadas, ficam a 15 metros de altura e cercam a propriedade, que soma 6,5 hectares e esconde tesouros como um belíssimo labirinto inspirado no da Catedral de Chartres, na França – o mais renomado do mundo, pelo cunho de proteção e de reequilíbrio.
Há também 14 quartos no edifício principal, no alto da colina, equipados com tablets que possibilitam o agendamento de atividades, tratamentos e aulas. São como ninhos perfeitos para desacelerar, reiniciar e reconectar com o que mais importa, com direito a banheiras design e camas forradas com enxovais da grife italiana Mascioni, adotada por vários dos hotéis mais luxuosos do mundo. Tudo em sintonia com os cinco pilares do bem-estar interativo: Saúde e Desempenho, Mente e Espírito, Fitness e Movimento, Nutrição e Alimentos, Spa e Beleza.
A partir deles, são propostas programações com temas distintos, como o Explorest Photography, que sugere um exercício para a descoberta da beleza sob diferentes perspectivas, durante caminhadas fotográficas guiadas pelo fotógrafo Andrew Wille.
Outro programa, Disconnect to Reconnect, foi pensado para quem exagera na dependência de smartphones e tablets. A imersão no processo de desintoxicação digital dura um fim de semana, com sessões de mindfulness, aquarela e aromaterapia, prática de tai chi chuan e shinrin-yoku (em japonês, “banho de floresta”) e caminhadas diurnas ou noturnas. Os palestrantes são sempre profissionais reconhecidos em suas áreas e conectados com a filosofia interativa do Canyon Ranch.
As atividades também podem ser customizadas, com ioga e aulas de culinária, visitas a vinhedos ou fazendas, cavalgadas e passeios de mountain bike.
Gastronomia orgânica
E quem se hospeda precisa comer, certo? Novamente o orgânico e o sustentável põem a mesa, ancorados em pratos lúdicos e criativos de Isabelle Jackson Nunes, no The Hearth. A chef criou um programa culinário sem dietas austeras. E aproveita a impressionante oferta californiana de produtos saudáveis para elaborar cardápios a partir de produtos lácteos, frutas e legumes, carnes de animais alimentados com ervas e grãos, superalimentos e tipos diferentes de mel, entre outros. A equipe do restaurante, por sua vez, interage com agricultores e pecuaristas da região para acompanhar as diferentes etapas de cultivo e criação, oferecendo aos hóspedes vegetarianos, veganos e aos que comem de tudo uma experiência gastronômica deliciosamente sazonal, saudável e ética.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 06 da Revista UNQUIET.
Canyon Ranch
As práticas sustentáveis do Canyon Ranch Woodside são baseadas no próprio entorno natural em que está instalado, enfocando o tempo atual e a preservação futura.
Na construção foram usados materiais de procedência certificada e houve invasão mínima na floresta.
E atividades diárias para diminuir o impacto sobre o meio-ambiente são exercitadas, como a conservação e reciclagem da água, as soluções de Green Groundskeeping (uso mínimo de recursos como água, energia e nutrientes), as práticas de lavanderia ecológica, com diminuição do consumo de energia elétrica, sacolas, embalagens plásticas e produtos de higiene; o uso eficiente de energia em todo o complexo hoteleiro, os esforços incentivados para reduzir o desperdício e um programa culinário baseado na agricultura orgânica apoiada pela comunidade.