Way Out West

Festival que faz valer a pena voar até a Suécia

Patrocínio:

O Way Out West, em Gotemburgo, acontece anualmente no verão. O festival abraça todos os estilos musicais, é 100% vegetariano e sustentabilidade é sua palavra-chave.

O WOW, como é carinhosamente chamado o Way Out West, está na minha lista de festivais favoritos no mundo. Adjetivos não faltam para elogiá-lo.

Acontecendo sempre no verão, o WOW ocupa um belo parque no meio de Gotemburgo, uma charmosa cidade na costa oeste da Suécia que foi coroada nos últimos quatro anos como a mais sustentável do mundo

São cinco palcos, sendo quatro dedicados à música e o último com uma programação de bate-papos sobre assuntos emergentes e sessões de cinema. Para 2022 os nomes já confirmados são Robyn, Nick Cave & Bad Seeds, The Tallest Man on Earth, Burna Boy, Caribou, First Aid Kid, Bikini Kill, Michael Kiwanuka, entre outros.

Foto: Hilda Arneback
Foto: Ola Persson

Diferentemente dos festivais grandiosos, o WOW é um festival boutique (primoroso, diga-se de passagem) contando com um público médio de 30 mil pessoas por dia, o que costuma nos deixar tête-à-tête com os nossos artistas favoritos. Bar de champagne, bar de cervejas artesanais e experiência gastronômica em 4 tempos no concorrido restaurante pop-up Agrikultur, que conta com uma estrelinha Michelin, são as cerejas do bolo, porque lá não tem só uma. 

Sustentabilidade é a palavra-chave do WOW. E são várias iniciativas para diminuir a emissão de carbono. Uma delas é oferecer menus, inclusive o estrelado, cem por cento vegetarianos. E uma coisa eu garanto: foi lá que comi um dos melhores hambúrgueres vegetarianos da minha vida. Há água potável distribuída em tanques por todo o festival incentiva os frequentadores a usarem a mesma garrafinha durante todo o dia. E o que faz meus olhos brilharem é que o WOW tem garantido anualmente a equidade de gênero no line-up.

Foto: Hilda Arneback

O parque Slottsskogen é uma atração à parte com suas áreas gramadas onde são colocados diversos lounges para aqueles momentos em que tudo o que queremos é ficar de pernas para o ar. A produção é caprichada, e mesmo antes da invenção do Instagram, o WOW já era instagramável. Tudo é bonito, bem produzido e com muitas experiências para curtir além da programação oficial. É um festival bem local com um público majoritariamente sueco, o que faz sempre render boas puxadas de papo quando percebem que estamos falando outro idioma.

Depois da meia-noite, a programação se estende por diversos locais espalhados pela cidade com shows e festas madrugada adentro. Gotemburgo se mantém vibrante com aquele clima que só um bom festival de música é capaz de proporcionar. Antes da abertura de seus portões é comum ter shows intimistas, muitas vezes com artistas já consagrados, em igrejas e museus.

Como o festival acontece no meio do verão em agosto, prepare-se para dias chuvosos, mas não se deixe intimidar. Compre uma boa galocha e uma capa de chuva, o que os suecos produzem muito bem, e apenas vá porque não há como se arrepender depois dos três dias com muita música, comida e bebida boas e muita gente animada e bonita.

Foto: Divulgação
Foto: Robin Sparf

Para se hospedar, Haga é um dos bairros mais trendy de Gotemburgo e bem próximo ao festival, mas a área central é bem servida de hotéis para todos os bolsos, bares, restaurantes e ruas empacotadas de boutiques. A cidade é bem abastecida de transporte público e muito convidativa para pedalar, inclusive conta com alguns serviços de aluguel via aplicativo. Não deixe de experimentar a deliciosa sopa de peixe que os suecos sabem preparar bem no mercadão central, o Saluhallen, e separe um momento para apreciar a famosa fika, o ritual diário de tomar um café e comer um bolinho que é considerado um estado de espírito para uma pausa em meio às tarefas diárias.

Marstrand, uma espécie de riviera sueca e a capital da vela no país, fica a menos de uma hora de Gotemburgo e é provavelmente uma das cidades mais bonitas da Suécia com sua paisagem bem típica das costas litorâneas escandinavas.

Way Out West
De 11 a 13 de agosto, 2022
Healiners: Robyn, Nick Cave & Bad Seeds, Burna Boy e First Aid Kit
Ingressos 3 dias: R$ 1400 (básico) a R$ 1600 (platinum que dá direito a “fast track” e 10% de desconto nas bebidas)

Foto: Annika Berglund

Quem curtir o WOW vai gostar também dos festivais:

Flow Festival 
Helsinque, Finlândia
12 a 14 de agosto, 2022
Artistas já confirmados: Gorillaz, Nick Cave & Bad Seeds, Michael Kiwanuka, Bikini Kill, Sigrid, DJ Koze, entre outros.

Heartland Festival
Fiônia, Dinamarca2
2 a 4 de junho, 2022
Artistas já confirmados: M.I.A., Grimes (DJ), L’Imperatrice, Cat Power, Pet Shop Boys, Greta Van Fleet, Trentmøller, entre outros.

Foto: Ola Persson

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo