O melhor entre Paraty e Cunha


Paraty e Cunha

Conteúdo patrocinado

Atrás apenas da capital, Rio de Janeiro, Paraty é o segundo polo fluminense mais visitado.
A paisagem litorânea e colonial pontuada por muita história, cultura e boa gastronomia atrai facilmente quem curte uma boa viagem.

Muitos fazem o trajeto até Cunha, pela antiga estrada Paraty-Cunha. É um trajeto com belas paisagens: 46 km entre o litoral fluminense e o interior paulista, com terreno elevado de 200 metros a 1.450 metros de altitude. Acomode-se no amplo espaço interno do seu Mitsubishi e curta a jornada. Confira o melhor da região.

PARATY
Passeios e eventos:

Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) – O maior evento de literatura do Brasil acontece anualmente e reúne escritores brasileiros e estrangeiros para encontros com debates e palestras.

Visita aos alambiques – O mais antigo fica na FazendaCabral: produz a Cachaça Coqueiro, há cinco gerações administrada pela família Mello. Já o mais artesanal é o Maria Izabel, que produz a cachaça com o menor índice de acidez entre as produzidas na região.

Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty – Todo ano, no último fim de semana de agosto, a Igreja Matriz é cercada por barraquinhas, com degustação de cachaças dos alambiques locais, shows gratuitos e programação musical.

Onde ficar no centro histórico:

Casa Turquesa Maison D’Hôtes Intimista, tem apenas nove quartos, com lençóis de 600 fios e amenities da Casa Granado. Privilegia a privacidade dos hóspedes com cuidados como o bom espaçamento entre as mesas para o café da manhã, que pode ser servido no quarto.

Pousada do Ouro
Divide-se em dois edifícios: o casarão histórico do século 18 e o edifício anexo, Vila do Ouro, em frente ao prédio da recepção. Os 27 quartos e suítes têm estilo colonial. Para relaxar, piscina com terraço, bar e spa revitalizante.

Onde comer:
Oui Paraty
Despretensioso, serve crepes preparados pelo chef francês Patrick Louis. Peça uma galette no estilo bretão, à base de trigo sarraceno.

Banana da Terra
Um clássico da cidade, serve pratos com ingredientes da culinária caiçara como o siri catado em duas versões, com farofa e emulsão de pimenta de bico.

Punto Divino
Restaurante e pizzaria aconchegante, divide-se em um salão rústico e um pátio aos fundos, com paredes de pedra. A carta de vinhos sugere rótulos para harmonizar com as pizzas de massa fina, estrelas da casa.

Quintal das Letras
Dentro da Pousada Literária, tem iniciativas sustentáveis como ventilação cruzada e iluminação com aproveitamento de luz natural. Culinária caiçara com ingredientes frescos da Fazenda Bananal.

CUNHA
Passeios:

Lavandário – Tem 40 mil pés de lavanda, com campos floridos o ano todo. Na lojinha, produtos elaborados com óleos essenciais. Conta também com um café. Abre nos fins de semana.

Cervejaria Wolkenburg – Utiliza em sua produção água das nascentes do próprio sítio e ingredientes produzidos na Alemanha, sem conservantes. Abre nos fins de semana e feriados.

Ateliês de cerâmica – Entre os mais conhecidos da cidade, os ateliês Alberto Cidraes e Mieko e Mário são bons para conhecer a técnica do noborigama, pioneira entre os ceramistas locais.

Trilha das cachoeiras – Caminhe por trechos preservados de Mata Atlântica até as cachoeiras.

O roteiro de Cunha a Paraty é uma sugestão do projeto MIT Drivelines, que transforma os veículos 4×4 da Mitsubishi em uma companhia de viagens de primeira classe. É possível descobrir os destinos mais incríveis do Brasil a bordo de um Mitsubishi, sem preocupações com os trâmites – e chateações – de check-in, filas, atrasos e aglomerações dos aeroportos. Aproveite os roteiros MIT Drivelines e explore o Brasil da melhor forma.

mitdrivelines.com.br

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo