Conteúdo patrocinado
Sou aventureiro e apaixonado pelo mundo em duas rodas. Sou Fernando Nienkötter, tenho 46 anos e nasci e cresci em Florianópolis (SC). Minha paixão me levou a lugares incríveis, e resolvi compartilhar com o público pelo programa Estradas do Mundo, que é veiculado no Travel Box Brazil, um canal de TV voltado ao turismo, presente nas principais operadoras do país.
O motociclismo entrou em minha vida muito cedo, ainda na adolescência. Quando embarquei na minha primeira motocicleta, o senso de liberdade, o vento no rosto e a amizade que formamos em todos os lugares fizeram com que entendesse que esta era uma grande paixão – e me viciasse nela. O mundo das motocicletas é o meu mundo, aquele onde ganho novos amigos a cada nova viagem. De lá para cá, já experimentei todos os tipos de motocicletas, das esportivas às big trails.
Minhas primeiras viagens ocorreram no início dos anos 1990, com passeios bate e volta. Ou seja, escapadas curtas, de um dia. Só 12 anos depois entrei de cabeça nas viagens longas, ainda com motos custom. Fui conhecer o Uruguai e a Argentina, fiz diversos trajetos inesquecíveis pelos Estados Unidos, incluindo a Rota 66, Rota do Blues e Florida Key’s, entre outras. Naquelas viagens percebi que as distâncias estavam ficando pequenas e assim, em 2015, resolvi me aventurar com uma big trail até o Ushuaia, no extremo sul da Argentina.
Após um ano e meio de planejamento, estudo de rotas, preparação física, estudando todas as possibilidades de trajeto, aproveitando toda a literatura disponível, embarquei em minha Preciosa – sim, todas as minhas motocicletas têm nomes. Foram 73 longos dias de viagens, todos documentados e exibidos na primeira temporada do programa Estradas do Mundo. Uma jornada que me transformou como ser humano. Aprendi a superar limites e descobri uma capacidade de arrumar forças para vencer as dificuldades.
Com o sucesso da primeira temporada, embarquei para gravar a segunda na Carretera Austral, considerada a estrada mais cênica do mundo e uma das mais desafiadoras. Ali, no extremo sul do Chile, eu e minha Tenebrosa – uma linda Yamaha Super Ténéré 1200! – descobrimos histórias incríveis e conhecemos pessoas abençoadas. Elas enriqueceram ainda mais nossos episódios, que também foram sucesso na TV.
Com a chegada da pandemia, as gravações da terceira temporada tiveram de ser suspensas momentaneamente. Mas bastaram as atividades volta- rem que decidi: retornaria às origens e desbravaria o turismo nacional. Por estar “parado” por conta da pandemia, mantive a preparação física em dia, aguardando o momento de voltar para as estradas. Esse intervalo foi bom também para que eu pudesse analisar qual seria a próxima companheira de viagem. Depois de algumas análises, percebi que a Yamaha Tracer 900 GT seria a parceira ideal para o próximo desafio. Versátil, confortável e com a recorrente qualidade dos produtos Yamaha, se mostrava perfeita para enfrentar as estradas do Brasil. Foi assim que surgiu a Catarina, minha Tracer 900 GT azul. Com a minha companheira escolhida, só faltava definir o destino e a aventura. E despontou a ideia: por que não a serra e o mar?
Convidei alguns amigos e embarquei na Catarina para percorrer as serras e o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A escolha não poderia ter sido melhor. Além de conhecer mais a fundo locais lindos como Urubici, coloquei à prova a Tracer 900 GT em diversos terrenos. Juntos, desbravamos lugares incríveis, com paisagens deslumbrantes, sempre acompanhados de grandes amigos. Passei por terrenos firmes, outros nem tanto. Por estradas ótimas, recém-pavimentadas, e também por vias rurais, de piso muito irregular. Levei a Tracer 900 GT a trechos casca grossa – e ela resistiu bravamente.
Convido você a conhecer comigo e com a Catarina as belezas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na terceira temporada do programa Estradas do Mundo. Estreia em breve no Travel Box Brazil. Te vejo por lá!