Um novo oásis verde está florescendo em São Paulo com a chegada da Rosewood Hotels & Resorts à América do Sul, em 15 de dezembro de 2021. Situado ao lado da icônica Avenida Paulista, no complexo Cidade Matarazzo, o projeto é resultado da colaboração de dois dos maiores nomes da arquitetura e do design hoteleiro: Jean Nouvel e Philippe Starck.
O Rosewood São Paulo ocupa um dos últimos marcos históricos da cidade, o edifício da antiga Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, do início do século 20. O renascimento do prédio, após um minucioso trabalho de restauração, incorpora a filosofia A Sense of Place da Rosewood, de refletir a identidade cultural dos destinos onde seus hotéis estão localizados. Em São Paulo, a marca enfatiza a arte nacional, com mais de 450 obras de 57 artistas brasileiros contemporâneos. Os 160 quartos e 100 suítes residenciais do Rosewood São Paulo estarão distribuídos entre o edifício da maternidade e a torre contemporânea com jardins verticais projetada por Jean Nouvel, com interiores de Philippe Starck.
A coleção de seis bares e restaurantes deve estabelecer o Rosewood como um destino de experiências gastronômicas e entretenimento em São Paulo. Destaque para o Taraz, de cozinha sul-americana, com menu elaborado pelo chef Felipe Bronze; o Belavista Rooftop Pool & Bar com vista panorâmica da capital paulista e o Rabo di Galo, um bar com pocket shows ao vivo. Completam a estrutura do hotel duas piscinas – uma no terraço -, jardins com oliveiras centenárias, cinema, estúdio de música, espaços para eventos, o spa Asaya e a Capela Santa Luzia, também restaurada.
O projeto do Rosewood São Paulo também foi pautado por um “manifesto verde”, que engloba: revitalização de dez edifícios históricos; plantação de 10 mil árvores; programa de biodiversidade; utilização de materiais 100% brasileiros; artesanato tradicional local; cadeia de abastecimento 100% orgânica, de pequenos produtores; iniciativa de reintegração social; uso de energia solar e tecnologia de reuso de água.