Espanha, ótima para esquiar


Espanha esqui

Conteúdo patrocinado

A Espanha tem a justa fama de ser um lugar caliente, não só no temperamento caloroso de seus moradores, mas também pela temperatura propriamente dita. Que o diga quem costuma frequentar os verões na Andaluzia e nas deliciosas praias espanholas do Mediterrâneo. Mas embora poucos saibam, a Espanha também tem – em contrapartida a tanto calor – estações de esqui de primeiríssima, com muita neve, pistas para praticantes de todos os níveis e sólida estrutura hoteleira.

Quer se surpreender ainda mais? Pois saiba que, embora essas estações estejam fincadas, sobretudo, no norte do país, em virtude das latitudes mais altas, há uma delas instalada no sul. Sim, chama-se Sierra Nevada. Está a apenas 40 minutos de carro da histórica Granada, na Andaluzia. São só 27 quilômetros. Quer dizer, um dia ou outro em Sierra Nevada, você pode aproveitar para dar uma esticadinha e admirar, por exemplo, a arquitetura e a arte islâmica do monumental palácio Alhambra, em Granada.

Mas por que, afinal, neva tão forte nesta região de verões tão quentes? Acontece que a Sierra Nevada é a mais alta estação da Espanha. Seu topo está acima dos 3.300 metros de altitude, na Serra Bética. Por isso mesmo, foi escolhida como palco do Campeonato Mundial de Esqui Alpino, em 1996. A referência aumentou ainda mais a quantidade de pistas esquiáveis. Hoje são 131, com um total de 110 quilômetros.

A maior parte das estações de esqui espanholas, seja como for, está bem mais ao norte, acomodada nos Pirineus, a cadeia de montanhas que se estende até a fronteira com a França. Assim ocorre com a maior e a mais procurada delas. Baqueira-Beret está incrustrada na Catalunha. Não fica exatamente perto de Barcelona, a maior e mais badalada cidade da região, mas também não é longe. São pouco mais de 3h30 de carro. Uma viagem muito agradável.

Baqueira-Beret tem 98 pistas de esqui, totalizando nada menos que 167 quilômetros. Por se tratar de um amplo complexo turístico, sua frequência não se limita a esquiadores. Nada disso. Há muito o que fazer por lá além de deslizar na neve. Por exemplo: aproveitar uma gastronomia formidável. Pode ser no restaurante Cinco Jotas Grill. É famoso pelo presunto ibérico, com a preciosa carne do porco preto. Chega diretamente de Jabugo. Outra casa recomendável é a Moët Winter Lounge. A vista espetacular contribui para a experiência. De quebra, tem uma área para se dançar ao som dos melhores DJs da Europa e o champanhe da célebre casa francesa.

No ano passado, Baqueira-Beret celebrou 50 anos de vida. É a mesma idade de Formigal, na região administrativa de Aragão. Cidades turísticas próximas? Bem, Madri está a pouco mais de 4 horas em estradas ótimas. No meio do caminho, a apenas 161 quilômetros, reina Zaragoza, com seu maravilhoso Casco Viejo – o centro histórico preservado em minúcias. Além de ótima estrutura hoteleira para adeptos do esqui ou do snowboard, Formigal dispõe de 176 quilômetros esquiáveis, distribuídos em 147 pistas. Vale ressaltar que não se trata da única estação de esqui de Aragão. Há outras, também de ótimo nível. Entre elas, Candanchú e Astún.

Por fim, resta lembrar que, embora sejam brindadas com neve em grande quantidade, as estações de esqui da Espanha têm temperaturas mais amenas que as dos demais países europeus. Quando vir até elas? Bem, a temporada deve começar exatamente agora, em dezembro. Venha.

espanha/quando-e-onde-esquiar-na-espanha

spain.info

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo