Trata-se de um momento especial. Quase sublime. A brisa fresca de uma tarde ensolarada de outono move preguiçosamente as folhas das videiras a perder de vista do imenso terreno. Meu olhar, vidrado no vale verdejante, alcança o horizonte até parar, perplexo pela imponência do maciço rochoso da Montanha Klein Dassenberg, que emoldura o cenário dramático. Os sons são ocos e suaves, quebrados apenas pelo doce tilintar de taças ou pelo barulho eventual (ou constante, sejamos francos) de rolhas pulando de garrafas de vinho produzidas ali mesmo. As pratas da casa: Merlot, Sauvignon Blanc, Shiraz, Chardonnay e Cabernet Sauvignon, para citar algumas das castas da propriedade de cerca de 40 hectares. Estamos numa vinícola, afinal. Mais especificamente em um piquenique cênico às margens do lago nos jardins de Mont-Rochelle, um dos seletos membros do portfólio da Virgin Limited Edition, propriedade da coleção de sir Richard Branson, em Franschhoek, África do Sul, que reúne uma propriedade vinícola e um hotel intimista, numa fusão perfeita do melhor savoir-vivre na região.
+ Leia todas as nossas dicas de viagem na África do Sul
A proposta do Mont Rochelle Hotel and Vineyard é acolher seus hóspedes para a mais memorável e completa experiência de enogastronomia e hotelaria da região vinícola do Cabo. E olha que a tarefa é das mais desafiadoras: estamos na única região vinícola do mundo imprensada entre dois oceanos — o Índico e o Atlântico –, onde extensos vales, ladeados por montanhas, formam o relevo ideal para a instalação de wine farms. Só na região que compreende o “eixo” formado por Franschhoek e Stellenbosch, que fica no distrito de Paarl (que significa “pérola” em africâner), a 50 minutos de Cape Town, há cerca de centenas de propriedades produtoras de vinho, a maioria delas aberta à visitação e muitas vezes com serviços de hotelaria e gastronomia.
Benefícios Exclusivos UNQUIET: Mont Rochelle, Sabi Sands Ulusaba, África do Sul
Saiba maisConsulte seu agente de viagens
Mont Rochelle
virginlimitededition.com/mont-rochelle
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Setembro de 2025
_________________________________________________________________________
Sabi Sands Ulusaba
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Setembro de 2025
Cozinha fusion – e mais vinho
Como sir Richard Branson não brinca em serviço, não é preciso mais do que alguns minutos em Mont Rochelle para perceber que ali tudo é pensado nos mínimos detalhes. Após o piquenique, regado a muitos rótulos da casa e acompanhado de leves comidinhas, preparadas localmente, no restaurante The Country Kitchen, os amplos quartos (apenas 22, todos elegantes, espaçosos e com vista para o vale) são um convite ao descanso antes do jantar no afamado restaurante Miko.
Instalado na sede principal do hotel, o Miko é um dos mais disputados restaurantes da região, famoso pela versatilidade de sua cozinha internacional, com sotaque da culinária sul-africana. Seu nome se deve aos mais premiados vinhos da casa, o Miko Shiraz e o Miko Chardonnay. Espere pratos muito bem temperados e ingredientes sazonais, saudáveis e naturais, em uma combinação que explode em sabores inesquecíveis, como o cordeiro com alho selvagem e a truta grelhada com um perfume bem oriental na finalização. Os pratos são, em geral, harmonizados com os vinhos de Mont-Rochelle, cuja produção premiada inclui tintos macios, brancos muito frescos e um inesquecível rosé, o Little Rock – além disso, há uma adega superlativa, cujas opções incluem rótulos do mundo inteiro.
A visita à vinícola em si é um programa que dá um panorama geral sobre a produção em Mont Rochelle e na região como um todo. O simpático Michael Langenhoven, winemaker da propriedade, conduz pessoalmente o pequeno tour pelas vinhas e pela adega, que tem mais de 150 anos de estrutura – Mont Rochelle ocupa uma propriedade do século XVII totalmente restaurada. É ele também quem nos conta que a tradição vinícola do Cabo é muito mais antiga: data de 1654, quando as primeiras videiras chegaram à região, trazidas da Holanda. Ali encontraram um terroir e um clima favoráveis para prosperar. Mas foi só entre os séculos XVIII e XIX, durante as Guerras Napoleônicas, que os vinhos sul-africanos ganharam espaço no comércio, já que nesse período a produção francesa para a Inglaterra foi totalmente interrompida. Hoje são mais de 4,5 mil produtores e 350 vinícolas, em 14 zonas no país.
Depois de outra degustação, dessa vez guiada por Michael, e mais brindes, a melhor pedida é terminar o programa com um almoço no The Country Kitchen, o restaurante mais informal do hotel, anexo ao wine cellar, e um verdadeiro deleite para o paladar e para os olhos. As saladas e os legumes são crocantes, no melhor estilo from farm to table. Não deixe de experimentar o roosterkoek, um tradicional pão grelhado servido com carne-seca e gorgonzola.
French Corner
Basta percorrer 2 km para chegar ao charmoso centrinho de Franschhoek (cuja tradução é algo como “enclave francês”), um vilarejo que vai dar a sensação de que, por alguma fenda de tempo e espaço, você foi parar na França. Aninhados ao redor da avenida principal, a Huguenot Road, há alguns quarteirões que reservam pequenos e charmosos estabelecimentos para se perder por algumas horas – e no mínimo duas refeições, considerando incluir uma reserva de mesa nos simpáticos e saborosos Foliage e Reuben’s, a poucos passos de distância. Perto dali, antes estrela do hotel Le Quartier Français, hoje instalado em uma propriedade rural nas proximidades, o premiadíssimo La Petite Colombe é um restaurante estrelado e uma das experiências gastronômicas mais marcantes de todo o Cabo, com um menu degustação servido em etapas, que inclui caranguejo-da-neve da Namíbia, peixe-espada com nahm jim e missô e cordeiro karoo com aipo-rábano e kapokbos.
Outro programa, que no início vai parecer duvidoso, mas rapidamente vai se mostrar bem divertido, é embarcar no Wine Tram. Trata-se de um trem que percorre as vinícolas da região. Uma vez a bordo, você pode descer nas que desejar e conhecer as propriedades e suas adegas, ou embarcar em tours de degustação ou seus restaurantes. Na rota, há vinícolas bem conceituadas e de estrutura elegante – além de valor histórico –, como Rickety Bridge Wine State, La Bri e Boschendal.
Todos os sabores do mundo
Pouco mais de 30 minutos separam Franschhoek e Stellenbosch, uma cidade também famosa e reconhecida pela tradição vinícola e pela qualidade de suas propriedades produtoras, porém bem maior do que a vizinha: ela tem 150 mil habitantes, uma famosa universidade e centenas de restaurantes, museus e galerias de arte. Ali é possível se hospedar em hotéis ou em uma das propriedades. Se for o caso, a Jordan Wine Estate é considerada a mais prestigiada da região tanto por suas instalações de hotelaria e gastronomia quanto pela qualidade de seu vinho. Internacionalmente conhecido — faça reserva se quiser garantir uma mesa –, o restaurante Jordan funciona sob o comando do chef Marthinus Ferreira, um dos mais prestigiados da cena gastronômica sul-africana. A opção mais acertada é optar pelo menu do chef e pelos vinhos indicados pelo proprietário e winemaker, Gary Jordan, que acompanhará pessoalmente o jantar.
Na mesma cidade, a vinícola Delaire Graff é puro deleite. Sofisticada, ela mantém um hotel Relais & Châteaux e dois restaurantes, um de inspiração francesa e outro de cozinha asiática, o Indochine. Pode parecer inusitado, mas ao chegar à região vinícola do Cabo você vai rapidamente descobrir que os rótulos de lá se harmonizam com todos os sabores do mundo.
+ Leia outras matérias sobre gastronomia
A emoção única do safári
Finda a temporada hedonista nas winelands, bastam dois curtos voos (um entre Cape Town e Johanesburgo e o outro entre Johanesburgo e a reserva de Sabi Sands), em um pequeno avião, para mudar completamente o panorama da viagem – mas não o padrão, nem os vinhos e muito menos a gastronomia. Isso porque dessa vez estamos no Ulusaba Private Game Reserve, a outra propriedade sul-africana da Virgin Limited Edition e a menina dos olhos de Richard Branson. Combinar os dois destinos é a forma ideal de conhecer o melhor da África do Sul sob óticas completamente diferentes, mas com a certeza de vivenciar apenas experiências memoráveis.
A savana é a senhora do espaço e do tempo ali. E a nós, meros coadjuvantes, nos cabe respeitar. Os rangers do Ulusaba, que estão entre os mais bem treinados da África, vão introduzindo os hóspedes ao clima local logo que nos buscam no aeroporto privativo do camp. É possível se hospedar no Safari Lodge ou no Rock Mountain, que fica no topo de uma colina e tem vistas excepcionais. Em ambos os casos, a interação com a natureza será abundante.
A grande estrela são mesmo os safáris, que duram em média três horas, cada um. Há dois por dia (um bem cedo, por volta de 5 da manhã, e outro no final da tarde, terminando com drinques noturnos sob o luar), que são intercalados pela doce programação de almoços à beira da piscina ou no deque do restaurante do lodge, onde sempre pode aparecer um animal para surpreender e encantar.
As incursões à selva africana podem se estender, dependendo da animação do grupo e do humor dos bichos, que, nessa reserva, se mostram a todo momento, porque reconhecem o respeito que impõem ao homem: leopardos, elefantes, leões, girafas e os raros cães-selvagens são avistados com certa facilidade – uma emoção bem difícil de descrever. Depois disso, claro, o dia termina à mesa, em clima de tintim, e de preferência com um belíssimo sul-africano na taça.
Mont Rochelle
Nossa abordagem inclui um compromisso com a gestão responsável da cadeia de suprimentos, políticas de comércio justo, relações éticas com nossos funcionários, bem como com a comunidade local e, claro, com o meio ambiente.
Sabemos que algumas mudanças podem ser feitas imediatamente, mas outras podem levar um pouco mais de tempo. A Virgin Limited Edition tem orgulho de ter tomado medidas em todas as nossas propriedades para reduzir qualquer impacto ambiental negativo, e Mont Rochelle não é exceção.
A Mont Rochelle é muito consciente sobre garantir que nossas cadeias de suprimentos sejam éticas sobre as matérias-primas e mão de obra usadas. Nós nos esforçamos para garantir que o máximo possível de nossos alimentos seja de origem local na África do Sul para garantir o máximo benefício econômico para as pessoas e o mínimo de transporte e milhas de alimentos.
Temos orgulho de ser membros do Pack for a Purpose, uma iniciativa que permite que os viajantes causem um impacto duradouro na comunidade do seu destino de viagem.
Se você economizar apenas alguns quilos de espaço na sua mala e levar suprimentos para escolas ou clínicas médicas da região que precisem, você causará um impacto inestimável na vida das crianças e famílias locais.
Em Mont Rochelle, estamos atualmente apoiando a FRANCO para melhorar a colaboração entre programas sociais e organizações dentro do Franschhoek Valley. Os projetos que a FRANCO financiou incluem reintegração comunitária de ex-infratores, cozinhas comunitárias, treinamento de habilidades para a vida em escolas, extensão musical, programas de férias escolares e centros de desenvolvimento da primeira infância.
A FRANCO também está envolvida com vários programas esportivos, bem como grupos de apoio para idosos e pessoas com deficiência.
Se você gostaria de se envolver e comprar itens para ajudar esta causa nobre, ficaremos felizes em fornecer uma lista de suprimentos. Sejam roupas, materiais escolares ou alimentos não perecíveis, suas doações causarão um impacto inestimável nas vidas de crianças e famílias locais.
https://www.virginlimitededition.com/mont-rochelle/the-estate-and-vineyards/our-commitment/
____________________________________________
Sabi Sands Ulusaba
Pride ‘n Purpose é nossa organização sem fins lucrativos, comprometida em ajudar comunidades carentes que vivem próximas à Reserva Sabi Sand.
Originalmente fundada em 2003 por membros da família Ulusaba, todas as despesas operacionais da instituição de caridade são cobertas pela Virgin Limited Edition e pela Virgin Unite, a fundação sem fins lucrativos do Virgin Group, resultando em 100% das doações indo diretamente para projetos muito necessários na região.
A filosofia Pride ‘n Purpose é que as pessoas são mais efetivamente ajudadas se forem empoderadas para se ajudarem. O trabalho da organização se concentra principalmente em iniciativas sustentáveis, e estima-se que o Pride ‘n Purpose beneficie mais de 150.000 pessoas em 14 comunidades.
Muitas comunidades ao redor de Ulusaba carecem de necessidades básicas, como acesso a água potável, assistência médica básica, alimentação, creche e oportunidades de emprego.
A Pride n’ Purpose existe para melhorar as condições de vida nessas comunidades e o trabalho que ela realiza é dividido em quatro áreas principais: acesso à água limpa, educação, atividades extracurriculares para crianças e apoio a empreendedores locais.
A Pride ‘n Purpose investiu na compra de duas ‘FunPumps’ instaladas perto de um poço subterrâneo.
Elas funcionam como um carrossel que você encontraria em qualquer playground do mundo. Enquanto as crianças brincam, água limpa é bombeada diretamente do poço para um coletor de água para uso pela comunidade.
Temos mais de quatro poços de água na comunidade que fornecem água aos membros da comunidade.
Pride ‘n Purpose tem um foco particular na educação pré-escolar e primária, e ajudou a construir e administrar 24 pré-escolas para mais de 1.200 crianças. As escolas são equipadas com todos os materiais educacionais necessários e os educadores são treinados para usá-los corretamente para construir as bases essenciais para o aprendizado.
A Pride ‘n Purpose também construiu três centros literários e está fazendo parceria com a Good Work Foundation para construir o Dumphries Digital Learning Centre – um centro de aprendizagem digital que beneficiará toda a área de Dumphries.
Em parceria com a Food and Trees for Africa , uma organização não governamental sul-africana, e a Foundations for Farming, a Pride ‘n Purpose ajudou a montar hortas nas comunidades e em suas escolas.
O projeto inclui treinamento e suporte contínuos para escolas e alunos para montar e cultivar vegetais frescos e saudáveis. Cada jardim produz alimentos para 700 alunos, com o excedente sendo vendido na vila.
Ulusaba é uma grande fonte de emprego na região, mas há uma falta de empregos acessíveis disponíveis para muitos dos adultos da vila. A Pride ‘n Purpose está tentando resolver esse problema com suporte para esquemas empresariais locais.
Temos o Centro de Artesanato Ku-Humelela, que vende produtos como pulseiras, brincos e brinquedos de pelúcia para os hóspedes que se juntam a nós em passeios pela comunidade.
Oferecemos passeios comunitários para vilas locais e há muitas oportunidades para os hóspedes se voluntariarem durante a visita e vivenciarem a área próxima à reserva Sabi Sand em um nível diferente.
Doações de roupas e outros suprimentos domésticos também são bem-vindas durante todo o ano. Você pode reservar um passeio na chegada a Ulusaba ou perguntar à nossa equipe de reservas sobre isso. Uma taxa para cada passeio será aplicada para cobrir o transporte, mais o custo do guia local e uma pequena doação para o fundo de projetos Pride ‘n Purpose.
Temos orgulho de ser membros do Pack for a Purpose, uma iniciativa que permite que os viajantes causem um impacto duradouro na comunidade do seu destino de viagem.
Se você economizar apenas alguns quilos de espaço na sua mala e levar suprimentos para escolas ou clínicas médicas da região que precisem, você causará um impacto inestimável na vida das crianças e famílias locais.
https://www.virginlimitededition.com/ulusaba/the-reserve/our-commitment/
Clique aqui para ler a matéria na edição 16 da Revista UNQUIET.