O mais importante festival de música clássica do mundo é assim considerado não apenas pela qualidade de sua programação, mas também pela cidade onde acontece: Salzburgo, também conhecida como a “cidade da música” e lugar onde nasceu ninguém menos do que Wolfang Amadeus Mozart.
Marcada por prédios históricos de arquitetura barroca, Salzburgo é cortada pelo Rio Salzach, que a divide entre a Cidade Antiga,
Altstadt, um Patrimônio Mundial da Unesco, e a movimentada Cidade Nova. Em Altstadt estão os teatros onde acontecem as apresentações do festival. São eles: Großes Festspielhaus, com 2.179 lugares e uma acústica impressionante, Felsenreitschule, uma obra-prima esculpida na montanha (cenário do filme A Noviça Rebelde), Haus für Mozart, ou Casa para Mozart, e a Praça da Catedral, onde, desde a criação do Festival de Salzburgo, em 1920, é exibida a montagem de Jedermann, peça do dramaturgo austríaco Hugo von Hofmannsthal inspirada em um drama medieval inglês de temática atemporal. O enredo aborda os dilemas de um homem rico que tem que enfrentar a sua própria mortalidade.
Benefícios Exclusivos UNQUIET: Hotel Sacher Salzburg, Salzburgo, Austria
Saiba maisConsulte seu agente de viagem






Hotel Sacher Salzburg
Benefício: Experiência curada com a programação de concertos da cidade para leitores UNQUIET, Mimo de Boas Vindas incluindo a icônica torta austríaca e Early Check-in/Late Check-out de acordo com a disponibilidade.
- Use o código: UNQUIET
- Validade: Setembro de 2026


A Cidade de Mozart
Mais ilustre cidadão de Salzburgo, esse compositor clássico é uma referência em diversos pontos de interesse da cidade. A casa onde nasceu e a catedral onde foi batizado estão entre os pontos mais visitados pelos amantes da música. Também em sua alusão, quatro festivais são realizados em Salzburgo anualmente: o Mozart Festival, em janeiro, o Festival de Páscoa e o Festival de Pentecostes, realizados durante os feriados religiosos, e o mais conhecido e procurado por todos, o Festival de Verão. Durante as cinco semanas do evento, que este ano aconteceu entre 18 de julho e 31 de agosto, a cidade é tomada por um clima de efervescência total.
O sucesso do Festival de Salzburgo se explica pelo fato de o evento superar a vivência da música clássica, tornando-se uma experiência cultural completa. Óperas, concertos sinfônicos, música de câmara, recitais e peças de teatro fazem parte da programação. O repertório inclui músicas de todos os períodos, desde o barroco até obras modernas e contemporâneas, interpretadas pelos melhores artistas do mundo.

O festival tem como orquestra residente a Filarmônica de Viena, que se apresenta quase diariamente, sob a regência de maestros ícones. Os músicos da filarmônica se apresentam também em formações camerísticas. Ao lado da orquestra residente, outras são convidadas todos os anos, entre elas a Filarmônica de Berlim, a Orquestra Real da Concertgebouw, de Amsterdã, e a famosa Orquestra West-Eastern Divan, formada por jovens de países do Oriente Médio, como Israel e Palestina. O preço do ingresso é sempre acessível, permitindo que o maior número possível de pessoas possa comparecer.
Em 2025, o Festival de Salzburgo contou com 170 apresentações, com 90 concertos e 12 produções de ópera, que somaram 43 apresentações. Leituras, debates e projetos contemporâneos completaram a programação.



Crescimento musical
Ao lado de concertos e óperas, dois projetos incentivam os jovens talentos e lhes dão suporte. O Young Singers é um projeto educacional, criado em 2008, que seleciona jovens cantores por meio de audições internacionais e agracia os aprovados com bolsas de estudo. Durante o festival, esses jovens recebem aulas de educação musical, expansão de repertório, encenação e treinamento de idiomas, além de participar de ensaios e trabalhar com artistas consagrados. Já no Herbert Von Karajan Young Conductors Award, o vencedor recebe o prêmio de 15 mil euros e um convite para o Concerto dos Vencedores do Festival de Salzburgo no ano seguinte, o que acaba alçando diversos dos participantes a uma carreira sólida posteriormente.
Legado positivo
Nem só a qualidade artística é levada em consideração. A sustentabilidade também se faz presente no evento. O festival recebeu o selo ecológico austríaco de festivais nas categorias Local para Conferências e Eventos e Teatro de Discurso e Música. Essa certificação foi concedida pela primeira vez à operação de um festival, que assumiu a responsabilidade pela proteção do clima, pela criação de valor regional e por questões de justiça social. Segundo ela, o uso de materiais reciclados e de tecnologias digitais e de eficiência energética abre novas portas para a liberdade artística.

Clique aqui para ler a matéria na edição 20 da Revista UNQUIET.

Hotel Sacher Salzburg
- Eficiência energética:
- Econômico no consumo de energia quando os quartos estão vazios.
- Utiliza “energia renovável”.
- Sistemas de aquecimento, resfriamento e iluminação possuem alta eficiência energética.
- Janelas com vidros duplos, principalmente iluminação com LEDs (> 80%) e uso de sistemas inteligentes como cartões-chave e sensores de movimento salzburg.info.
- Produtos eco-friendly:
- Limpeza com produtos ecológicos.
- Shampoo, sabonete e outros amenities ecológicos.
- Incentivo ao reuso de toalhas e roupas de cama.
- Eliminação de canudos plásticos e de produtos de higiene descartáveis MICHELIN Guidesalzburg.info.
- Alimentação sustentável:
- Mais de 80% dos alimentos vêm da região local.
- Uso de produtos sazonais e orgânicos, receitas artesanais, opções vegetarianas e veganas.
- Redução e compostagem de resíduos alimentares; doação de excedentes.
- Bebidas, incluindo vinhos orgânicos ou biodinâmicos, de produtores locais
- Mobilidade e infraestrutura verde:
- Disponibilidade de estações de carregamento para veículos elétricos.
- Aluguel de bicicletas e localização que favorece transporte público salzburg.info.
- Gestão de resíduos e água:
- Reciclagem e separação de lixo.
- Minimização de embalagens descartáveis.
- Aplicação do calor residual da água em sistemas de aquecimento ou outros usos.
Responsabilidade Social e Cultural
Também segundo o Guia Michelin, o Hotel Sacher Salzburg promove ações voltadas ao bem-estar das pessoas e à valorização da cultura local
- Apoio à economia local:
- Compra de produtos e serviços de empresas e artesãos da região.
- Investimento de parte do faturamento em projetos locais.
- Contratação de guias e operadoras locais para atividades turísticas.
- Valorização da cultura e do patrimônio:
- Treinamento da equipe sobre sustentabilidade e patrimônio cultural.
- Informação aos hóspedes sobre ecossistemas, tradições e boas práticas de visitação local
- Empregabilidade e condições justas:
- Empregos estáveis durante todo o ano.
- Salários justos superiores ao mínimo legal.
- Modelos de trabalho flexíveis para retenção de talentos salzburg.info.

































































































































































