Viajar para vinícolas brasileiras é uma experiência que vai muito além da degustação de vinhos nacionais. É uma viagem por paisagens deslumbrantes pelo Brasil, várias delas pontuadas até mesmo por ecoturismo (alô Chapada Diamantina!). A gastronomia local complementa essa jornada, harmonizando lindamente com cada taça e, em muitos casos, há ainda uma boa dose de arquitetura para apreciar.
Por que a arquitetura é essencial para as vinícolas hoje?
O motivo é elementar: edificações bem projetadas servem como uma extensão física da marca e reforçam a identidade da vinícola e dos vinhos produzidos nela, enquanto acomodam de maneira funcional a produção, estocagem e degustação dos rótulos. Com um design intrigante, que pode variar do rústico ao contemporâneo (e até mesmo futurista), espaços bem planejados vão além dos interiores e vinculam a área externa da vinícola à paisagem que a cerca, respeitando e valorizando o entorno natural.
A estética do ambiente, a iluminação, o paisagismo e a escolha dos materiais são detalhes que enriquecem a visita, proporcionando conforto e estímulo aos sentidos, criando memórias duradouras ligadas à cultura do vinho naquele lugar.
“Além das visitas ancoradas em degustações, um bom projeto arquitetônico amplia aos visitantes a comunicação sobre a filosofia da vinícola, sua história e seu processo de vinificação”
Bons projetos arquitetônicos de vinícolas convidam os visitantes a desacelerar, apreciar a vista e a construção, e (claro!) mergulhar na cultura do vinho, criando uma conexão emocional com o lugar e com a bebida.
+ Confira nossos artigos sobre gastronomia
As quatro vinícolas brasileiras que reunimos a seguir são exemplos de como a arquitetura pode transformar a experiência de degustação de vinhos em algo ainda mais memorável.
E viva o enoturismo!
UVVA | Mucugê, Bahia
Localizada na incrível Chapada Diamantina, a vinícola UVVA é um verdadeiro espetáculo para os amantes de vinho e natureza, entre as vinícolas brasileiras. A 1.150 metros acima do nível do mar, os vinhedos desfrutam de uma amplitude térmica única, essencial para a produção de tintos e espumantes de alta qualidade.
- Passeios e gastronomia
Os tours pela vinícola são uma imersão na arquitetura contemporânea e nos vinhedos, com direito aos cenários naturais espetaculares da Chapada Diamantina. O restaurante Arenito, com sua vista panorâmica para a Serra do Sincorá, oferece uma experiência gastronômica tão memorável quanto a paisagem.
Guaspari | Espírito Santo do Pinhal, SP
Na Serra da Mantiqueira, a vinícola Guaspari combina tradição e modernidade em um ambiente que remete à Toscana. Instalada em uma antiga fazenda de café (cheia de histórias), esta vinícola brasileira cultiva seus vinhedos entre 1.000 e 1.300 metros de altitude, o que confere características únicas aos seus vinhos, que ganharam projeção internacional.
- Por dentro da produção
As visitas à propriedade e ao processo de produção têm uma pegada interessante, porque são acompanhadas por um técnico da vinícola. Esses tours revelam desde o projeto e manejo dos vinhedos até o refinamento em barricas. A Casa Guaspari é o novo espaço dedicado a degustações harmonizadas, onde é possível apreciar alguns dos melhores Syrah brasileiros.
+ Leia também “As novas riquezas da Mantiqueira”
Luiz Argenta | Flores da Cunha, RS
A Luiz Argenta é outra entre as vinícolas brasileiras que se destacam tanto pelos seus vinhos quanto pelo seu projeto arquitetônico incrível. Situada na I.G. Altos Montes, na Serra Gaúcha, tem vinhedos que chegam a 885 metros de altura, proporcionando vistas panorâmicas irresistíveis.
- Acento italiano
A experiência na Luiz Argenta vai além da degustação de vinhos. Os visitantes podem acompanhar colheitas e a poda das vinhas, além de desfrutar do restaurante Clô, especializado em gastronomia italiana contemporânea. Uma combinação bem-vinda para um dia inesquecível.
Thera | Bom Retiro, SC
Aninhada na Serra Catarinense, a vinícola Thera é parte de um complexo que une vinho e hospitalidade. Com vinhedos cultivados a 900 metros de altitude, a paisagem é um espetáculo à parte.
- Experiências únicas
Além da degustação de vinhos, a Thera oferece hospedagem na própria pousada, com 18 suítes, além de wine bar com vista para os vinhedos, piqueniques e passeios ao ar livre. Cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência completa e inesquecível.