Bangalore, o “Vale do Silício” da Índia, acaba de ganhar o Museum of Art & Photography (MAP), inaugurado em 18 de fevereiro de 2023. Esse é primeiro museu a abrir no país em mais de uma década, e nasce com propósito de ser um farol para artes e a cultura do sul da Ásia.
A coleção de mais de 60 mil obras do MAP abarca todos os períodos história da região, incluindo pinturas, esculturas e gráficos, juntamente com têxteis, arte tribal e memorabilia da mundialmente famosa indústria de Bollywood, o cinema indiano. O acervo borra, deliberadamente, as fronteiras sobre o que é considerado arte erudita e a cultura popular das comunidades locais. Destaque para a coleção de fotografias, uma das mais extensas da Índia, com enfoque particular no período de meados do século XIX, que marca uma reviravolta na história do imperialismo da Grã-Bretanha na região, até os dias atuais.
Apoiado pelas tecnologias avançadas de Bangalore, o novo museu foi construído sobre as bases de um formato digital pioneiro, lançado em 2020. Isso inclui visitas virtuais a exposições, palestras de artistas, experiências de realidade virtual e uma série de conversas com diretores de museus internacionais, destacando as coleções da instituição. Além disso, a MAP Academy é o primeiro recurso on-line que disponibiliza cursos sobre a história da arte do sul asiático, além de acesso à sua enciclopédia de obras da região.
O edifício histórico de 4 mil m² do MAP, situado no coração do bairro de museus de Bangalore, foi projetado pelo renomado escritório indiano Mathew & Ghosh, e inclui quatro grandes galerias, um café e um restaurante na cobertura, um auditório, uma biblioteca que abriga um extenso material de pesquisa sobre arte e cultura indiana, e um laboratório de conservação do acervo.