Localizado no coração de Courchevel 1850, Le Strato não é apenas mais um hotel de luxo nos Alpes franceses. Ele conta uma história, que começa em 1964, quando Laurent Boix-Vives, então proprietário da emblemática marca de esqui Rossignol, revolucionou o esporte de inverno ao criar o primeiro modelo de esqui em fibra de vidro. Nascia o lendário Strato. Décadas depois, esse legado inspiraria o nome de seu hotel, inaugurado em 2009, como uma homenagem às raízes da família e à paixão pelas montanhas.
Conforto e sofisticação
O hotel fica ao pé da pista Cospillot, em posição de acesso direto às pistas de esqui (ski-in ski-out), a apenas cinco minutos de La Croisette. Desde a fachada, que evoca um chalé alpino, até o interior, com design contemporâneo assinado pela dupla de decoradores Pierre Dubois e Aimé Cecil, Le Strato equilibra tradição e modernidade com maestria.
Esqueça o luxo ostensivo: cada detalhe do hotel é pensado para oferecer a sensação de estar em casa — mas com muito mais conforto. Os ambientes são pontuados por grandes lareiras, antiguidades, esculturas de madeira e lembretes da trajetória esportiva do proprietário.
Os 25 quartos e suítes, que variam de 25 m² a impressionantes 100 m², têm camas queen ou king size, closets espaçosos e varanda privativa, com vista panorâmica para as montanhas.
Sobre a decoração: toques sutis de pele sintética e almofadas aconchegantes fazem o hóspede se sentir abraçado pelo ambiente, enquanto obras de arte e móveis garimpados pelo mundo dão personalidade única ao espaço.
Gastronomia no Le Strato
O chef Thomas Prod’Homme, que se formou no excepcional L’Oustau de Baumanière, em Les Baux-de-Provence, sul da França, dá vida a ingredientes locais com elegância e influências provençais no restaurante Baumanière 1850, uma estrela Michelin. No menu, ingredientes locais ganham influências da Provence, com releitura contemporânea. Pense em acelga da Sabóia servida com trufa negra em fatias generosas, e truta alpina com vôngoles e aipo, acompanhada de molho beurre blanc com açafrão do Massif des Bauges, e uma seleção primorosa de queijos maturados por Bernard Mure-Ravaud, mestre queijeiro de Grenoble.
Para algo mais descontraído, o restaurante [S]Corner combina clássicos franceses, sabores italianos e inspirações de street food. E, claro, reserve espaço para as sobremesas: churros com praline de avelã ou um mil-folhas tão delicado que compartilhar vai parecer um pecado.
Bem-estar nas alturas
Esquiar é maravilhoso, mas mas vamos ser honestos: às vezes, o verdadeiro luxo é não fazer absolutamente nada. No MyBlend Spa, um oásis de bem-estar que se estende por 900 m², a combinação de tratamentos personalizados, piscina aquecida (coroada por vistoso lustre de vidro Murano), saunas, jacuzzi, banho turco e academia opera milagres contra o estresse da vida urbana. Seja pelas mãos habilidosas dos terapeutas, seja pelo aroma sutil de óleos essenciais, em sessões de relaxamento elevado à máxima potência.
+ Fomos conhecer os spas dos hotéis Plaza Athénée e Le Meurice, em Paris
+ Les Lumières, novo hotel em Versailles, combina luxo e história
Courchevel: o melhor do melhor
Estar em Courchevel já é um privilégio. Os seis vilarejos da estação de esqui são organizados por altitude: Saint-Bon, Courchevel le Praz, Courchevel la Tania, Courchevel Village, Courchevel Moriond e Courchevel 1850 – este último, onde fica Le Strato, o mais prestigiado, em todos os aspectos – a quintessência da sofisticação alpina desde 1947. E quando se combina uma localização espetacular com um hotel que une história, design e hospitalidade impecável, o resultado é uma estadia inesquecível.
Então, mais do que apenas um lugar para descansar após um dia nas pistas de esqui, Le Strato é um refúgio discreto e merecido, que ressoa história, design, bem-estar e alta gastronomia. Porque aventura e sofisticação podem, sim, formar um belo par.