A experiência a bordo do novíssimo Explora 1, da Explora Journeys


Explora 1 MSC Exterior

Por Ronny Hein

O Explora 1 é um lindo navio, daquele cujas miniaturas (à venda em butiques internas da embarcação) merecem ficar em exposição em prateleira nobre de sua casa. No porto de Nova York, ele reluzia em destaque entre outras naves que chegavam e partiam. Eu o supunha menor.

O navio faz parte da Explora Journeys, nova marca de viagens marítimas de alto padrão – o que sugere aventura e descoberta, e induz a imaginá-lo em mares hostis e pequenas enseadas remotas. De forma alguma: trata-se de um iate luxuoso com 461 suítes (não ouse chamá-las de “cabines”), todas com terraços voltados ao mar. Pesa quase 64 mil toneladas e não pode ser considerado pequeno, com 248 metros separando a proa da popa.

Além disso, a Explora Journeys integra a MSC – uma das maiores (senão a maior) empresa de navegação do planeta, líder mundial em transporte de cargas e passageiros. Garantia de que nada, a bordo, é aventura.

Pelo contrário: a tecnologia, a filosofia e a experiência de sua flotilha são célebres. Assim como os conceitos, da família do capitão Gianlugi Aponte, sua única proprietária.

Não se trata, portanto, de uma corporação, mas de uma família no comando. Italiana e orgulhosamente original da romântica Sorrento.

Para você ter uma ideia do que isso significa, saiba que a esposa do capitão, Rafaela Aponte-Diamant, é emérita colecionadora de arte e designer de primeira qualidade, e faz questão de dar suas sugestões certeiras na decoração de cada um dos navios. No momento, Rafaela dedica-se, esmeradamente, a produzir o bom gosto dos novos Explora que virão, numa série de pelo menos seis nos próximos anos.

Quatorze decks, muitos restaurantes

O conceito geral do navio não difere de outras embarcações do segmento de luxo. Ou difere, mas não muito. Não existe, por exemplo, um restaurante principal, mas há diversos deles espalhados por seus quatorze decks. O mais popular entre eles, onde costumam ir os passageiros para o café da manhã ou a qualquer hora do dia para uma refeição menos formal chama-se Emporium Marketplace. E funciona mesmo como um mercado repleto de estações distintas, que produzem carnes, peixes, massas, pizzas, hambúrgueres, comida oriental, doces, tudo farto e bem-feito. Difícil mesmo é escolher. Ao mesmo papel, mas em menor escala, se presta o Crema Café, que funciona no segundo piso do lobby (um dos mais belos que já vi). Ali também se situa o mais etílico Lobby Bar.

Restaurante Explora 1

Para refeições mais formais escolha o japonês Sakura com seus sabores exóticos, o italiano Med Yacht Club, com sabores do Mediterrâneo, o Fil Rouge, com pratos franceses ou o Marble&Co Grill, deliciosa e variada churrascaria a bordo. O único que não está incluído na diária tem o nome de The Anthology, poque recebe chefs famosos do mundo inteiro para exibir suas obras primas.

Explora 1 MSC
Prime Rib servido no Marble&Co Grill | Reprodução Instagram

 

Há bares como o Malt Whisky (onde os aficionados podem fumar seus charutos), além de lounges confortáveis e espaços para dançar, com apresentações musicais. Quase todos na proa ou na popa do navio, com o mar por testemunha.

É evidente que cruzeiros desse porte não podem deixar de ter amplos spas, espaços fitness, escolas de culinária, cassino e galerias de arte. Mas aposto que você vai ficar de queixo caído pelas piscinas a bordo. A mais bela, sem dúvida, é piscina aquecida e coberta com teto de vidro que se abre quando o tempo ajuda. Mas há três outras (também climatizadas) do lado de fora, além cinco banheiras de hidromassagem.

Não: não falta nada no Explora 1 – exceto, talvez, o tipo de aventura que o nome sugere.

Mas quem precisa disso numa nave tão completa?

 

 

Confira as próximas saídas da embarcação, com roteiros pelo Caribe
  • Miami até Bridgetown- Barbados (roteiro de dez noites passando por Key West, Ilhas Virgens Britânicas, Saint. Barth, Antigua & Barbuda, Guadalupe, Saint Kitts & Nevis e Santa Lucia. Saída 17/11/23
  • Bridgetown- Barbados até Bridgetown- Barbados (roteiro de nove noites passando por Bonaire, Curaçao, Martinica e Saint Vicent & Grenadines). Saída: 27/11/23
  • Bridgetown- Barbados até Miami (roteiro de sete noite passando por Santa Lucia, Saint Kitts & Nevis, Antigua e Barbuda e Bahamas). Saída: 06/122023

As temporadas do Explora Journeys incluem, ainda, o Mediterrâneo, a costa do Pacífico e Havaí, o Mar Vermelho e a Península Arábica, conforme a temporada.

Dê uma olhada no site explorajourneys.com para ver com seus próprios olhos.

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo