Harbin Ice Festival


Boneco de neve é uma coisa. Esculturas de gelo na cidade chinesa de Harbin são algo bem diverso. Trata-se de obras artísticas com as quais você pode interagir. Feitas com blocos congelados retirados do rio Songhua, elas tomam a forma de pirâmides, castelos, exércitos, figuras históricas e mitológicas. É o que o espera entre os dias 23 de dezembro de 2020 e o começo de março de 2021 com o Harbin Ice Festival.

A gloriosa Harbin habituou seus 4,5 milhões de habitantes – é a décima cidade mais populosa da China – a encarar duas realidades. Primeiro, a ideia de conviver com outras culturas. Harbin é um dos centros mais cosmopolitas do país, e suas influências ocidentais já a apelidaram de “A Paris Oriental”, mesmo nos tempos da famigerada Revolução Cultural.

A outra realidade é o frio intenso, sob a influência direta dos ventos vindos da Sibéria. No inverno, a temperatura pode despencar para 38ºC negativos. Cheios de criatividade, os chineses de Harbin transformaram o excesso de gelo e neve em arte pura. E também, desde 1985, fizeram do Harbin Ice Festival o maior festival do gênero no planeta.

chinadiscovery.com

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo