Cenários intocados e as inúmeras possibilidades de atividades fazem da Patagônia chilena um daqueles destinos no topo da lista dos amantes da natureza. Além do famoso Parque Nacional Torres del Paine, no sul do país, a vasta região possui o Parque Nacional da Patagônia, no norte, inaugurado em 2018. A novidade agora é recém-inaugurado lodge Explora Parque Nacional Patagonia, da rede especialista em aventuras nos destinos mais remotos da América do Sul.
Situado no Vale de Chacabuco, a poucos quilômetros de Campos de Hielo Norte, o novo Explora representa uma evolução para a marca, reconhecida por suas ações de sustentabilidade. Em 2021, a empresa passou a administrar os 258.998 hectares do Parque Nacional da Patagônia em colaboração com a fundação Rewilding Chile e a CONAF (Corporação Florestal Nacional do Chile). A área protegida, de acesso público, possui florestas, montanhas, rios, geleiras, pastagens, rios e guanacos selvagens.
O Explora é o único hotel dentro do parque, e possui apenas oito quartos e duas suítes. As experiências gastronômicas levam a assinatura de Pablo Jesús Rivero e Guido Tassi, proprietário e chef consultor, respectivamente, do restaurante Don Julio, de Buenos Aires, premiado como o Melhor Restaurante da América Latina pelos 50 do Mundo Melhores restaurantes 2021.
No programa personalizado, os hóspedes têm à disposição mais de 25 explorações para descobrir os cenários do parque e arredores. São oferecidos passeios de meio dia ou um dia inteiro, com diferentes níveis de dificuldade para atender ao preparo físico de todos os viajantes.
O Explora oferece ainda os roteiros Explora Connects, programas de 8 a 12 dias, que conectam por transporte aéreo ou terrestre o novo lodge com outros dois do grupo: o Explora Torres del Paine e o El Chaltén, na Argentina. Uma imersão completa nas duas Patagônias.