Conteúdo patrocinado
A viagem começa em San Sebastián e acaba em Santiago de Compostela. Ou seja, se inicia na cidade espanhola mais incensada pela gastronomia e termina na mais lendária catedral do país.
San Sebastián, no País Basco, coleciona a proeza de 16 estrelas no Michelin, embora tenha só 186 mil moradores. Isso equivale a uma estrela para cada 11 mil habitantes. A cidade é famosa pelos chefs Juan Arzak, Pedro Subijana e Martin Berasategui, entre outros. Já Santiago de Compostela, na Galícia, por sua vez, vem sendo um ponto final de peregrinações há mais de um milênio, graças ao apóstolo homenageado no nome. Um lugar sagrado.
Entre uma cidade e a outra, o viajante envereda por outros dois estados plenos de atrações: Cantábria e Astúrias. Ao todo, são 678 quilômetros percorrendo o norte da Espanha, região onde o firme azul do mar contrasta com uma orla verdejante, esplendorosa. É a Espanha Verde, região com 14 reservas da Biosfera da Unesco e 25 parques naturais. Um pedaço do mundo em que a sustentabilidade não é só retórica, mas uma prática.
Você pode muito bem perfazer esse caminho de automóvel. As estradas são impecáveis. Idem para os hotéis – incluindo os paradores, instalados em prédios históricos. Ao longo do trajeto, haverá sempre vinhos de La Rioja, sidras asturianas e bascas, além de gastronomia de primeiríssima, a começar pelo jamón (presunto) e os tira-gostos, chamados de tapas (ou de pintxos, no País Basco). Para tudo terminar nos deliciosos frutos do mar vindos das águas frias da Galícia. Prepare-se para as ostras, vieiras e mexilhões em profusão. São considerados os melhores do mundo.
Se preferir alto padrão e facilidade de transporte, você pode percorrer esse mesmo trajeto no exclusivo trem Costa Verde Express. Trata-se de um comboio de altíssimo padrão e reservado a poucos passageiros, com suítes confortáveis e cujo décor remete à belle époque. A cada parada, um ônibus com guias experientes leva os viajantes aos pontos principais.
Isso significa admirar o melhor do País Basco, Cantábria, Astúrias e Galícia sem se preocupar com os deslocamentos. Gosta de arquitetura? Em Bilbao, desponta o futurismo do Museu Guggenheim, desenhado por Frank Gehry. Já em Comillas, cintila o palacete Capricho, da lavra de Antoni Gaudí, enquanto em Santillana del Mar seu queixo cairá diante do centro histórico medieval. Bem perto, há outra maravilha: a Caverna de Altamira, considerada a Capela Sistina da Arte Rupestre, com desenhos de mais de 14 mil anos. Todos esses lugares estão no roteiro, claro.
Quem aprecia o agito adorará a Playa de San Lorenzo, em Gijón, ou uma noite do El Gran Casino, em Santander. Os fãs da natureza, por seu turno, ficarão fascinados com o impressionante Desfiladeiro de La Hermida, com o Parque Nacional de Los Picos de Europa e as espetaculares formações rochosas da Playa de Catedrales, em Ribadeo. Vale lembrar que estão no roteiro, ainda, cidades como Oviedo (repleta de praças e parques), Arriondas (da imperdível Basílica de Covadonga, com suas grutas naturais) e Candás (o lugar certo para degustar uma caldeirada ao lado do porto histórico).
De trem, você pode escolher se prefere rumar da gastronômica San Sebastián até a divina Santiago de Compostela ou fazer justamente o trajeto inverso. Decida. Em um caso ou no outro, será sempre uma viagem inesquecível, para satisfazer o corpo e o espírito.