Por Luciana Lancellotti
Novembro é ao mesmo tempo um mês de transições suaves e contrastes deslumbrantes: quando o norte mergulha no auge do outono e o sul desperta para a primavera. É certamente um mês peculiar para os viajantes. Os intrépidos e os mais perspicazes sabem dessa natureza peculiar do penúltimo mês do ano, da quase inebriante meia estação, já que não há nem o calor grotesco do pico do verão, nem o frio insuportável do inverno intenso. Meio termo, a magia de novembro é palpável, com seus preços mais baixos e uma quantidade deliciosamente reduzida de turistas. Aqui vão seis belos destinos para viajar em novembro, cada um deles com charme e caráter únicos. Escolha seu favorito e prepare as malas!
1. São Miguel dos Milagres, Alagoas, Brasil
Por que visitar em novembro: Este é o momento ideal para relaxar nas praias desertas, explorar piscinas naturais e se maravilhar com a rica vida marinha deste pedacinho de paraíso nas Alagoas. Com temperaturas agradáveis e menos turistas, você terá um oásis para aproveitar, com risco mínimo de chuvas, sol agradável e areia quente entre os dedos dos pés.
2. Sevilha, Andaluzia, Espanha
Por que visitar em novembro: Sevilha é encantadora o ano todo, mas em novembro o clima ameno torna as caminhadas pelas ruas estreitas de paralelepípedos ainda mais agradáveis. É quase uma viagem no tempo pontilhada com monumentos que sustentam o peso de séculos de história. A celebração do feriado de Todos os Santos abre caminho para o clima de Natal na cidade.
3. Praia do Rosa, Santa Catarina, Brasil
Por que visitar a Praia do Rosa em novembro: É um período ideal para apreciar a natureza selvagem com as baleias-francas que elegem a região como lar temporário nesta época. Um dos poucos lugares do mundo onde é possível observar essas criaturas majestosas de perto. Além disso, o clima agradável e as trilhas cênicas abrem um panorama surpreendente para os viajantes.
4. Kyoto, Honshu, Japão.
Por que visitar Kyoto em novembro: O Japão é famoso pelas cerejeiras em flor, mas Kyoto se transforma em um espetáculo único em novembro, quando as folhas de bordo estão em plena coloração outonal. É nessa época que acontece o tradicional “momijigari” (a observação das folhas de outono) quando os jardins e templos criam cenários mágicos, pincelados com folhas em tons de vermelho e de dourado.
5. Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil
Por que visitar Bonito em novembro: Bonito parece ter nascido para ser explorado em novembro – é a época ideal para desbravar as belezas naturais da região. Cavernas sinuosas e rios azul-turquesa de águas cristalinas ganham sua melhor forma, com visibilidade excepcional para a prática de snorkeling e mergulho. A paisagem é enriquecida pela vida selvagem e pelo canto dos pássaros, a melhor trilha sonora para inspirar os aventureiros. Escolha um hotel ou pousada que promovam passeios sustentáveis.
6. Ilha de Santiago, Sotavento, Cabo Verde
Por que visitar a Ilha de Santiago em novembro: Com o fim da estação chuvosa em outubro, as temperaturas ficam em torno de 28ºC, com brisas do mar agradáveis e sete horas de sol por dia, bem longe das multidões das férias de Natal. Santiago, a maior ilha de Cabo Verde, pulsa narrativas, fragmentos históricos, cultura, ritmos e praias de areia dourada. Explore a cidade de Praia, a rica herança musical do país e aproveite para visitar as outras ilhas cabo-verdianas – várias delas facilmente alcançáveis a partir das maiores, sem a necessidade de mudar de hotel.