Se hoje as montanhas de Ruanda figuram como um dos destinos mais desejados da África, esse fato se deve, em grande parte, ao Bisate Lodge. Ele foi o primeiro hotel ecológico de alto padrão inaugurado no país, em 2017. De lá pra cá, conquistou inúmeros prêmios – o mais recente foi de Lodge de Safári número 1 da África pela premiação ‘World’s Best Awards’, da revista norte-americana Travel + Leisure.
Pertencente ao grupo Wilderness Safaris, o Bisate está instalado ao lado do Parque Nacional dos Vulcões, ponto de partida ideal para avistar os gorilas das montanhas. Conta com apenas seis vilas de estrutura esférica, construídas no anfiteatro de uma cratera vulcânica erodida. Sua localização oferece vistas privilegiadas para os vulcões extintos Karisimbi, Bisoke e Mikeno.
Pratos locais são preparados com ingredientes frescos provenientes das fazendas vizinhas. As experiências gastronômicas incluem ainda refeições interativas com os chefs, degustação do café Gato Keza, proveniente de Ruanda e degustação de vinhos da extensa adega do hotel. O bem-estar holístico compreende massagens relaxantes, equipamentos de ioga e academia e, também, as atividades de aventura, como caminhadas para observar gorilas e macacos dourados.
Parte de seu compromisso com conservação ambiental, o Bisate Lodge alcançou em 2022 o marco de 70 mil árvores nativas plantadas. A meta é dobrar a terra sob sua proteção até 2030. Com o cultivo de plantas indígenas, o hotel fornece alimentos para os primatas, aumentando, assim, tanto o habitat deles como de outros animais selvagens.