Conteúdo patrocinado
Para falar de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, é preciso olhar para cima. Os imóveis estão valorizados e cada vez mais altos. Essa elevação é impulsionada principalmente pelo segmento de alto padrão, um fenômeno que cresceu com a altura dos prédios à beira-mar. Balneário Camboriú é o endereço de nove dos dez prédios residenciais mais altos do Brasil. A cidade já conta com o residencial mais alto das Américas, o One Tower, com 290 m de altura e 84 pavimentos, e em breve também terá o residencial mais alto do mundo, que segue em trâmites para aprovação.
Uma das responsáveis por esse e muitos projetos na cidade é a FG Empreendimentos. Quem está à frente da companhia é o empresário Jean Graciola. Ele destaca que a consolidação do destino Balneário Camboriú é fruto de investimentos públicos e privados, da associação de empresas que visam o desenvolvimento da cidade. “Ela possui características que atraem não apenas investidores do país, mas também desperta o interesse no exterior”, afirma Graciola, presidente da FG Empreendimentos. “Com a localização estratégica, o perfil dos moradores também vem se transformando, criando um novo eixo de negócios no país. De uma cidade que pulsava na temporada para uma localidade que tem atraído cada vez mais moradores em busca de qualidade de vida, segurança e índices de desenvolvimento humano e educação.”
De acordo com Graciola, a construção civil é um dos motores da economia local, junto com o turismo e o lazer. “O setor vem impulsionando também o crescimento do mercado no estado. Com isso, todos ganham, pois o segmento cresce, o desenvolvimento de tecnologias e mão de obra acompanha o ritmo acelerado e o mercado absorve produtos disruptivos e inovadores.”
Vale lembrar que, desde setembro de 2021, o mercado imobiliário de Balneário Camboriú vivencia uma valorização do preço do metro quadrado. Os dados são da pesquisa Índice FipeZap, que leva em consideração 50 cidades, sendo 16 delas capitais. Segundo informações publicadas em agosto de 2023, Balneário Camboriú segue como a cidade com maior valorização imobiliária do país, posto que ocupa desde abril de 2022.
O curioso é que Balneário Camboriú é uma das menores cidades do Brasil em território, com apenas 46,8 km². É o segundo menor município de Santa Catarina, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com pouco espaço, a cidade se tornou território dos prédios altos e vem contribuindo não apenas para a valorização territorial do estado, mas também para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva e a geração de empregos. Além disso, o estado tem uma vasta pluralidade cultural e uma economia bastante diversificada, com cinco municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil, ainda de acordo com o IBGE.
O prefeito Fabrício Oliveira considera a construção civil um setor fundamental para a cidade. A oferta de qualidade de vida e o incentivo à instalação de empresas de inovação, por exemplo, criaram um ciclo virtuoso de crescimento, que se refletiu no mercado imobiliário. “Reduzimos impostos para a inovação e a tecnologia, e temos empresas de dentro e fora do Brasil se instalando aqui. Os corredores econômicos passam a circular”, analisa. Além de ocupar o primeiro lugar na valorização imobiliária no país, Balneário Camboriú também vem despontando no quesito tecnologia e verticalização. As soluções técnicas adotadas para a construção dos edifícios altos na cidade do litoral norte de Santa Catarina, seus impactos relacionados e os resultados da implementação de conceitos e tecnologias são referências no Brasil e no exterior.
Cada vez mais altos e tecnológicos, os empreendimentos de Balneário Camboriú transformaram a paisagem da cidade e do estado. Quando alguém pensar em morar em um arranha-céu moderno e sustentável, não precisa viajar para longe. Está tudo aqui, em Santa Catarina.