Alexander McQueen: Mind, Mythos, Muse


exposição Alexander McQueen

Por Erik Sadao

Já vi muita exposição baseada na obra de designers de moda. Em todas – incluindo a incrível montada no Grand Palais de Paris para Jean Paul-Gaultier – ficou aquela vontade de contestar o hype, se esse movimento dos museus e galerias não passava de falta de assunto. Mas quem visitar a mostra “Mind Mythos Muse”, dedicada ao enfant terrible Alexander McQueen (1969-2010), dificilmente terá disposição para essa discussão. 

Com mais de 120 roupas e acessórios, trata-se da exposição mais completa já montada com base na vida e obra de um gênio do design, com diálogo direto estabelecido com todas as suas referências. Da antiguidade ao darwinismo, a curadoria traduz em cada sala a genialidade e o tormento do cara que, provavelmente, mais sentiremos falta nessa coisa chamada moda. De tirar o fôlego. É bonito e tocante demais.

A produção é uma parceria entre o Los Angeles County Museum of Art (Lacma) – onde estreou – com a impressionante National Gallery of Victoria (NGV), em Melbourne. Após a temporada australiana, em cartaz até 16 abril de 2023, deve seguir para os principais centros europeus. Pra ficar de olho!

ngv.vic.gov.au

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo

    Nosso site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.