Parque Nacional da Patagônia, Chile

Descobrir esta parte do Chile por meio do Explora é conhecer, em toda a sua potência, a natureza de uma das regiões mais belas do planeta e perceber a força de regeneração da natureza

Chile: Parque Nacional da Patagônia

Conhecer destinos remotos com uma profunda imersão na natureza, em meio a paisagens únicas e com projetos voltados para o meio ambiente e para as comunidades locais, transforma meu olhar e o significado de viajar a cada nova aventura.   

Recentemente, vivi essa experiência de forma muito potente no Explora Lodge, que fica dentro do Parque Nacional da Patagônia (PNP). Trata-se do mais recente lodge do grupo Explora, inaugurado antes da pandemia, completando o portfólio de sete destinos remotos que o grupo possui na América do Sul. 

Pioneiro no conceito de viagens sustentáveis ‒ no luxo do essencial ‒, o grupo lidera importantes ações de proteção das áreas onde está localizado, proporcionando experiências profundas no entorno.  

O Parque Nacional da Patagônia está localizado numa reserva de 750 mil acres, repletos de montanhas de granito, geleiras, lagos (com cores que vão do azul-turquesa ao verde-esmeralda) e florestas de vegetação variada. A exuberância das estepes douradas e da flora e fauna endêmicas e a preservação das comunidades estão em total comunhão com a natureza. 

Fechar

Benefícios Exclusivos UNQUIET: explora Parque Nacional da Patagônia, Chile

Saiba mais

Consulte seu agente de viagens.

#Roteiro de aventura sob medida preparado especialmente pelo chef dos guias dos lodges, e amenidades surpresas, preparadas de acordo com a estação, para os leitores da Revista UNQUIET

  • Use o código: UNQUIET SPECIAL OFFER
  • Validade: Novembro 2024
Viagem ao Chile: Parque Nacional da Patagônia
O Lago Cochrane
Viagem ao Chile: Trekking no Parque Nacional da Patagônia
Trekking pelas montanhas da Patagônia

Parque Nacional da Patagônia: na companhia dos Andes 

A viagem teve início na comuna chilena de Balmaceda, após uma conexão vinda de Santiago. Assim que deixamos a pequena cidade em direção ao PNP, começamos a avistar cenários maravilhosos, tendo a Cordilheira dos Andes sempre presente. A viagem de carro foi feita em seis horas, e grande parte dela pela famosa Carretera Austral, uma das estradas mais belas do mundo. Na chegada ao lodge, logo fomos recebidos pelo simpaticíssimo staff. Cansados, porém animados, saímos após o almoço para a primeira caminhada, na qual pudemos avistar bem de perto guanacos, mamíferos da família dos camelídeos, que podem pesar até 90 kg. São animais extremamente resistentes ao frio e ficam até quatro dias sem beber água.

Viagem ao Chile: caminhada de 12 km no Parque Nacional da Patagônia
Trecho da caminhada de 12 km até o Lago Chico

O benfeitor da Patagônia 

Ao final da trilha de 4 km, visitamos o cemitério local, onde está enterrado Douglas Tompkins, o fundador do parque (e cuja trajetória você pode ler na seção Inspiradores neste site). Tompkins foi o responsável por recuperar a fauna e a flora da região ao comprar, juntamente com a esposa, Kristin, várias fazendas, e transformar a região num local protegido, em 2004. Em 2018, três anos após sua morte, as terras foram doadas pela Fundação Tompkins Conservation ao governo do Chile, tornando-se um dos mais importantes parques nacionais do planeta.

“O documentário da Netflix, Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo, narrado por Barack Obama, tem um episódio dedicado ao Parque Nacional da Patagônia, que é um exemplo mundial de conservação”

Desde o início, o objetivo era reintroduzir espécies de plantas e animais e deixar a natureza se recompor, devolvendo espaço à vida selvagem. O resultado foi que o número de guanacos, condores, lebres, pumas e outras espécies voltou a crescer, e hoje eles podem ser vistos com frequência. A Patagônia tem a maior densidade de pumas do mundo. Depois de recebermos essas informações, ficamos ansiosos para o dia seguinte.

   

Viagem ao Chile: passeio de caiaque pelo rio Cochrane, Parque Nacional da Patagônia
Passeio de caiaque pelo rio Cochrane, que leva ao lago de mesmo nome
Viagem ao Chile: um puma, felino que habita a região do Parque Nacional da Patagônia
Um puma, grande felino que habita a região | Foto: iStock

Trekking, piquenique e a alta gastronomia regional

Acordamos cedo e, depois de um delicioso café da manhã, partimos para um trekking de 12 km pelas montanhas, tendo como destino os lagos Chico e Chocrane. Caminhávamos num silêncio profundo, ouvindo os sons da natureza, do vento, dos pássaros e impactados pela majestosa beleza ao nosso redor. Foram seis horas de caminhada, com direito a um delicioso piquenique às margens do Lago Chico. 
Durante o trekking, aprendemos muito sobre a fauna e flora com os nossos guias, Nickolas e Matti. Os guias do Explora são profundos conhecedores da história, da cultura e da natureza do entorno dos lodges e de todas as experiências oferecidas aos hóspedes.  
Após uma massagem revigorante para relaxar depois do longo trekking, e de um jantar delicioso, fomos dormir exaustos, mas felizes com os muitos aprendizados do dia.  
Uma das coisas mais interessantes sobre a gastronomia do Explora, além do fato das refeições serem deliciosas, é que as receitas são feitas com base em ingredientes fornecidos por pequenos produtores locais, o que torna tudo mais saboroso e fresco. E sempre acompanhadas de vinhos de excelente qualidade e, o melhor, em sistema de open bar.
No dia seguinte, começamos nossa programação com uma navegação pelo Rio Cochrane, o segundo com as águas mais claras e transparentes do mundo. De lá, saímos para uma caminhada ao longo do rio, dentro de uma floresta com árvores centenárias, num silêncio total.

Viagem ao Chile: Guanacos nos jardins do Explora, no Parque Nacional da Patagônia
Guanacos nos jardins do hotel, avistados a partir da sala do café da manhã
Viagem ao Chile: piquenique organizado pelo Explora no Parque Nacional da Patagônia
Piquenique organizado pelo Explora às margens do Lago General Carrera

De volta ao Explora e após um saudável almoço, seguimos para mais um trekking, no qual avistamos a confluência dos rios Baker e Chacabuco. Trata-se do lugar onde, anos atrás, o governo quis instalar uma hidrelétrica, mas enfrentou o levante das comunidades ao redor, que promoveram uma das maiores campanhas ambientais para impedir a obra. Felizmente a hidrelétrica não foi construída: a Patagônia tem uma das maiores reservas de água do planeta, daí a importância da preservação de seus rios e lagos.  

O tempo tinha dado uma piorada, com uma garoa gelada e a temperatura caindo rapidamente. Voltamos para o conforto do lodge, que tem 13 suítes, muito confortáveis e com vista para o maciço das montanhas nevadas. Nessa mesma noite, nos deliciamos com um cordeiro feito na grelha, acompanhado de legumes e verduras, preparados conforme os costumes locais ‒ a famosa parilla, ao estilo dos gaúchos, o povo originário que prepara quase tudo dessa maneira.  

Projetos do bem 

Acordamos com uma manhã de céu limpo e prontos para mais um dia de novas emoções. Na Patagônia, existem vários projetos de cultivo de alimentos orgânicos e saudáveis. Fomos conhecer dois deles, ambos bem incríveis. 

A primeira parada foi na Huerto Cuatro Estaciones, às margens do Lago General Carrera. A proposta do local é ensinar as pessoas sobre como é possível produzir uma grande variedade de legumes, verduras e flores sem agrotóxicos a partir da regeneração do solo (@huertocuatroestaciones.cl). Eles fornecem os produtos para as famílias da região e para os seus próprios colaboradores, além de oferecerem consultoria a pessoas interessadas em um modo de vida com alimentação saudável. 

Em seguida, fomos visitar a Almaverde, em Puerto Guadal. Chris, o idealizador do projeto, nos recebeu e nos ensinou sobre a permacultura, que tem como base a agricultura regenerativa e a criação de galinhas, patos e ovelhas em harmonia com o meio ambiente. Tudo é feito pensando em proteger a natureza, com o uso de materiais reciclados localmente, além de painéis solares, banheiros secos, com o emprego da compostagem, e a preocupação de produzir pouco lixo. Chris também dá aulas às crianças da redondeza com o propósito de ensinar a tornar o mundo um lugar melhor e o mais natural possível. Foi um dia de muitos aprendizados sobre como ser o mais sustentável possível e viver de uma maneira mais saudável.  

Viagem ao Chile: estufa da Huerto Quatro Estaciones, no Parque Nacional da Patagônia
Estufa da Huerto Quatro Estaciones
Viagem ao Chile: pedal em e-bike nos arredores do Explora, Parque Nacional da Patagônia
Pedal em e-bike nos arredores do lodge

No último dia antes do retorno, o passeio foi por uma trilha, com as e-bikes da marca norte-americana Specialized, pelas montanhas próximas ao lodge. O Explora oferece, além de inúmeros trekkings e trilhas em e-bikes, passeios de caiaque por rios e lagos. Na mesma tarde, fizemos nossa última caminhada até a Lagoa dos Cisnes, que no verão recebe centenas dessas aves, o que originou seu nome. 
No dia da partida, a sensação era de encantamento, com tantas experiências e aprendizados. Seguimos de volta pela Carretera Austral de carro, admirando as paisagens e com um sentimento único de bem-estar e paz. 

Parque Nacional Patagônia: preservar é urgente 

Mais uma vez, pudemos constatar como o grupo Explora nos conecta com a mais remota e maravilhosa natureza. E como ele cuida e conserva os lugares onde se localiza. É realmente um exemplo de turismo responsável e comprometido com o meio ambiente e as comunidades locais. 

Os rios da Patagônia nascem dos glaciares e da neve dos Andes e são a força vital do ecossistema, além de formarem a base de alimentação e o habitat de toda a flora e a fauna da região. Por isso, a importância da criação do parque e da presença do Explora como um disseminador desse conceito fundamental. Hoje é possível notar, com muita alegria, que a semente plantada há anos pelo casal Tompkins deu muito certo. Em todos os nossos trekkings, avistamos muitos guanacos, condores e lebres, confirmando que a natureza pode ressurgir em sua plenitude.   

O conceito do Explora para seus hóspedes é: imergir profundamente na natureza, no coração do lugar, no entendimento do nosso entorno e no nosso papel neste mundo, fazendo de cada exploração uma jornada para a conservação. Foram os sentimentos e as experiências que vivemos durante essa estadia que nos transformaram mais uma vez como viajantes.

Viagem ao Chile: Chris, o criador do projeto Almaverde, Parque Nacional da Patagônia
Chris, criador do projeto Almaverde
Viagem ao Chile: a fachada da propriedade do Explora, Parque Nacional da Patagônia
A fachada da propriedade do Explora PNP
Ilustração: Antônio Tavares
Fechar

SUSTENTABILIDADE

Ações de conservação do meio ambiente e ações sociais

Saiba mais

#Procura constante de melhores impactos positivos nas vertentes ambiental, sociocultural e económica.
#Orientam seus viajantes a “explorações profundas” como forma de inspirá-los a cuidar e conservar os lugares remotos do Planeta.
#Trabalhos com excelência no cuidado e conservação da Natureza.
#Trabalhos lado a lado com as comunidades locais para seu desenvolvimento, cuidado e proteção de seu patrimônio, cultura e territórios.
#Empresa positiva para seus colaboradores, contribuindo com oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.
#Pioneiros e modelos de sustentabilidade para a sociedade e em particular para o setor do turismo.
#Compromisso fundamental: trabalhos diários para monitorar, reduzir e compensar suas emissões de carbono. Até 2030, esperam compensar não apenas suas emissões anuais, mas também aquelas geradas desde o início de suas operações.

explora.com/filosofia-explora

Chile: Parque Nacional da Patagônia Explora
O spa do explora PNP

Clique aqui para ler a matéria na íntegra na edição 13 da Revista UNQUIET.

    UNQUIET Newsletter

    mobil okey oyna
    https://www.fapjunk.com https://pornohit.net
    evden eve nakliyat
    evden eve nakliyat
    akumyolda.comakumyoldaakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.comakumyolda.com
    turkceingilizce.gen.trturkceingilizce.gen.tr
    translatedicttranslate dicttranslatedict.com
    Freetranslations.org is a web site to help you to translate to English from tens of languages as a free translator.freetranslationsfreetranslations.org london escorts
    ©UNQUIET 2024 - Todos os direitos reservados
    Think4
    Voltar ao topo