WOW Porto


Restaurante WOW Porto

Fachadas de azulejos, edifícios barrocos, românicos e góticos que abrigam igrejas, museus, galerias de artes, livrarias e restaurantes compensam o fôlego perdido no sobe e desce das ladeiras do Porto. Ao atravessar o rio para Vila Nova de Gaia, em frente à Ribeira, esse movimento constante é substituído por momentos de contemplação da paisagem que parece emoldurada. Mas, agora, a margem sul do Douro é mais que um mirante.

Em julho de 2020 foi inaugurado o World of Wine (WOW), um novo quarteirão cultural em pleno coração histórico de Gaia. O WOW é composto por seis museus imersivos, uma galeria de arte e doze bares, cafés e restaurantes, escola de vinho e várias lojas. O complexo está instalado em antigas vinícolas de vinho do Porto restauradas. 

Ao todo, são 55 mil metros quadrados, onde o WOW enaltece o vinho, a indústria e o patrimônio da região. O museu The Wine Experience se debruça sobre o vinho português; já o Porto Region Across the Ages transporta os visitantes pela longa história da cidade. A indústria têxtil ganha protagonismo no Porto Fashion & Fabric Museum, costurando história, marcas atemporais e jovens talentos. Outros museus são o The Bridge Collection, com uma coleção de copos e taças de vinho; o The Chocolate Factory da história à degustação de chocolates artesanais; e o divertido Pink Palace, dedicado ao vinho rosé. 

Depois do passeio, ou entre uma parada e outra, é hora de apreciar as opções gastronômicas. Na praça ao ar livre, coração do quarteirão cultural, ou no terraço do Porto Fashion & Fabric Museum, respectivamente, a churrascaria 1828 e o restaurante de alta gastronomia Mira Mira servem seus pratos harmonizados com uma boa taça de vinho – e com a vista arrebatadora do Porto. 

O projeto do WOW nasceu ainda de uma lógica de sustentabilidade, que visa prolongar o número médio de noites na região, sem aumentar o número de viajantes. Com certeza, vale a pena investir numa slow travel para degustar os atrativos que o Porto e a Vila Nova de Gaia têm a oferecer. ⠀

wow.pt/pt

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo