Que a Grécia é um país encantador e cheio de surpresas, todo mundo já sabe. Mas mesmo assim, estive recentemente pela quarta vez no país, e continuo me apaixonando ainda mais.
“Mykonos entrou no spot de destinos turísticos já nos anos 1960, quando Onassis atracou seu super iate com uma lista incrível de convidados”
Os nomes iam de Jacqueline Kennedy Onassis a Elizabeth Taylor, entre muitos outros, o que transformou a ilha imediatamente em símbolo de sofisticação e de celebração.
De lá para cá, e mais recentemente, outras ilhas se destacaram no cenário de destinos gregos, algumas com praias ainda mais bonitas, natureza exuberante e cantinhos pitorescos mais autênticos. Mas com tantas décadas de consolidação, não há nada como a diversidade de restaurantes, bares, clubes e beach clubs de Mykonos.
Diversidade atraente
A ilha oscila entre o programa de dia, que é escolher, dentre muitas opções, seu beach club ou restaurante na praia para curtir verão, e no final da tarde ir passear na linda e agitada Mykonos Town.
Para a opção do dia, a lista é enorme, com lugares com focos muito diferentes, que vão de opções para ir com as crianças aos clubes com música eletrônica e super agitados. Um dos que eu mais gosto é o conhecidíssimo Skorpios, em seu conceito Bojo, decoração despojada e levemente asiática, com programação variada de atrações e diversos ambientes. Gosto do clima relax, despretensioso e animado do Skorpios. O Solymar atende bem famílias, acesso fácil, bom restaurante, atividades na água e ambiente tranquilo.
Mykonos Town
Em Mykonos Town ou Chora (que significa “a maior cidade” em grego), o mais gostoso é se perder nas ruelas e ver que cada esquina tem sua beleza encantadora. A cidade é repleta de lojas de todos os tipos, passando pelas pequenas lojas de lembranças, lojas de designers gregos exclusivos e as marcas famosas internacionais, como Chanel, Louis Vuitton, Gucci, Rolex, dentre muitas outras.
Na ilha, tem filiais de alguns famosos restaurantes internacionais, como Buddha Bar, Zuma e Bagatelle, mas o que eu gosto mesmo é conhecer as pequenas tavernas típicas gregas, onde você verá famílias completas trabalhando entre cozinha e salão. O To Maereio é um deles. Chegamos cedo, abre às 19h e já havia gente esperando na porta, simples e delicioso. Aliás, deixamos o garçom sugerir todos os nossos pratos, ele sabe o que deixa a turma feliz. Outra dica é o Noema, grego contemporâneo. Num agradável pátio, são servidos pratos típicos em versões mais moderninhas, delicioso.
Cultura e história em Delos e Rhenia
A bordo do Serenity fizemos um delicioso passeio de barco navegando pela costa sul de Mykonos. No caminho, visitamos algumas das famosas praias e depois Delos e Rhenia, que são consideradas patrimônio histórico pela UNESCO.
“A pequena Delos, com apenas 3 km², é importante na mitologia grega, pois conta com vários sítios arqueológicos e um pequeno museu”
Acredita-se que a ilha foi berço do nascimento de Apolo e Artemis, e por isso é considerada um santuário. Vale ir pela manhã, quando ainda não está muito calor, e sugiro a visita guiada, que pode ser contratada na entrada do parque de forma privativa ou compartilhada.
Hospitalidade e gastronomia no Katikies Mykonos
Nossa casa em Mykonos foi o delicioso Katikies Mykonos, que fica a menos de 10 minutos de carro da cidade, numa região residencial, na praia de Agios Ionnis. O Gerente Geral, Konstantinos, é um mestre da hospitalidade, um ser único, profundo conhecedor da ilha e muito bem relacionado. Elogiei o azeite durante nosso almoço, e ao voltar para o quarto de noite, lá estava uma garrafa com uma gentil cartinha.
O hotel é casa do elegante restaurante Botrini’s, do estrelado Chef Italo-Grego Ettori Botrini. Num charmoso pátio branco, com vista linda ao mar, vive-se uma viagem gastronômica. Ali, os frescos ingredientes do mar e da terra são transformados em refinadas peças de arte culinária no menu degustação. Tudo isso harmonizado por vinhos gregos selecionados pelo MW Yannis Karakasis.
Na jacuzzi da varanda do quarto, em minha última tarde, já estava pensando que, na próxima temporada, quero estar de volta naquele mesmo lugar.