O sucesso da exposição sobre Coco Chanel em Londres


exposição sobre Coco Chanel em Londres

Por Luciana Lancellotti

Mal aportou às margens do Tâmisa em setembro e a tão aguardada exposição Gabrielle Chanel. Fashion Manifesto teve seus ingressos evaporados quase que instantaneamente. Em cartaz no Victoria & Albert South Kensington, em Londres, a mostra sobre a estilista francesa teve uma estreia grandiosa no Palais Galliera, em Paris (2020), dirigido por Miren Arzalluz, que aparece no vídeo abaixo, comentando a exposição.

Embora a falta de ingressos em Londres seja uma notícia frustrante para muitos que amam o universo Chanel (e o da moda em geral), há, ainda, uma luz no fim do túnel, ainda que não seja das mais acessíveis: quem é membro do V&A tem acesso gratuito garantido durante todo o período da exposição, em cartaz até fevereiro de 2024 (existe, portanto, a possibilidade de se associar ao museu para garantir um ingresso).

A exposição sobre Chanel em Londres tem curadoria de Oriole Cullen. No vídeo abaixo, alguns dos embaixadores e amigos da Maison Chanel comentam a abertura de Gabrielle Chanel. Fashion Manifesto em Londres.

 

Agora, por que esse alvoroço todo?

Bem, para começar, a exposição é a primeira do seu tipo no Reino Unido. Em outras palavras, a mostra oferce um panorama muito abrangente da obra de Coco Chanel. Com mais de 200 looks que retratam a ousadia e o talento da estilista francesa ao longo de sete décadas, Gabrielle Chanel. Fashion Manifesto é praticamente uma viagem estonteante pela vida de uma lenda da moda. Uma oportunidade imperdível de recuar no tempo e observar a evolução da moda por meio do prisma de Chanel.

exposição sobre Coco Chanel em Londres

Mais do que isso. Visitar a exposição sobre Chanel em Londres é uma chance única de se aproximar da mente visionária que traz à tona a dimensão atemporal da moda e de mergulhar no universo que ela criou. As contribuições de Coco Chanel para a moda transcendem o tempo e a cultura – refletem uma busca constante pela simplicidade elegante, a rejeição ao excesso e o empoderamento feminino. Devemos a Chanel nosso apreço por uma moda que hoje nos permite sermos nós mesmas, com conforto e elegância.

exposição sobre Coco Chanel em Londres

Há muito a aprender com ela, mas não há dúvidas de que ainda há muito a descobrir. Sua capacidade de influenciar e moldar uma indústria, e, por extensão, a própria sociedade, é uma façanha notável que poucos podem reivindicar.

Chanel não se limitou a seguir tendências, ela as criou com inovação notável, o que a converteu em uma pioneira no cenário fashion internacional como o conhecemos.

Porque ainda hoje as inovações revolucionárias e os efeitos duradouros da obra de Chanel sobre a indústria da moda nos fazem perceber o quanto cada um de nós, como a própria estilista francesa disse, pode “ser diferente para ser insubstituível”. Sua intrepidez, seu talento e sua determinação fizeram dela uma das figuras mais fascinantes da moda.

Dito isso, Gabrielle Chanel. Fashion Manifesto é, inequivocadamente, uma exposição imprescindível.

 

    UNQUIET Newsletter

    Voltar ao topo