Por Luciana Lancellotti
Prepare-se para viajar assistindo a filmes de viagem inspiradores (e, quem sabe, programar sua jornada ao próximo destino). Assistir a filmes de viagem é mais do que mero entretenimento – embora a diversão seja, sem dúvida, uma grande parte disso. Cada vez que nos sentamos para assistir a um longa-metragem destacando destinos, embarcamos em uma jornada que vai além do nosso próprio sofá, sala, cidade, país e até continente.
Filmes de viagem – assim como livros do gênero – oferecem a forma mais fácil e acessível de “sentir” os lugares mais distantes: do clima vibrante de uma grande cidade asiática ao ar fresco das montanhas do Himalaia… Direto do sofá! Pela tela, aprendemos sobre a vida em lugares que ainda não visitamos, matamos a saudade de destinos onde já estivemos e observamos cenários reais que, talvez, nunca venhamos a visitar pessoalmente.
Neste post, selecionamos filmes de viagem inspirados especificamente em vidas reais. Então, se eu fosse você, logo após terminar de ler este post, tomaria nota das dicas para colocar em prática a maratona assim que possível.
Só não esquece a pipoca.
Livre (Wild, 2014)
Imagine largar tudo e sair caminhando pelo mundo – no caso, a trilha do Pacific Crest Trail, nos Estados Unidos. Sem nenhuma experiência em trekking. Pois é exatamente isso que Cheryl Strayed (interpretada por Reese Witherspoon) faz, após passar por momentos pessoais difíceis. Uma jornada física e emocional arrebatadora.
Uma jornada para toda a vida (Tracks, 2013)
O fascinante filme australiano de Robyn Davidson mostra uma jovem aventureira que embarca em uma incrível jornada de quase 3 mil quilômetros pelo deserto árido da Austrália, acompanhada de quem? De seu querido cão e camelos. Preste atenção à fotografia do deserto australiano (vai dar vontade de sair explorando aquela vastidão qualquer dia).
Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007)
Christopher McCandless, um jovem recém-formado, decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos até chegar ao Alasca. McCandless (interpretado por Emile Hirsch) é retratado como alguém que busca um tipo de liberdade e simplicidade que a sociedade moderna é incapaz de oferecer. Um lembrete urgente de que não precisamos de muita coisa pra viver – e a natureza (especialmente o Alasca, no caso) é espetacular e aterradora ao mesmo tempo.
Lion: Uma Jornada Para Casa (Lion, 2016)
Baseado em uma história real, Lion é um pouco diferente dos filmes acima. Não se trata de lançar tudo para os ares, mas de voltar para casa. O filme conta a história de Saroo Brierley, que se perde da família aos 5 anos e, após ser adotado por uma família australiana, decide recorrer ao Google Earth para reencontrar sua família biológica na Índia (prepare os lenços, vai ser difícil não chorar).
Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun, 2003)
OK, é bem provável que você até já tenha assistido a este filme deliciosamente inspirador. Mas quer programa mais bem-vindo do que retornar à Itália, ainda que por meio da tela? Francis (interpretada pela adorável Diane Lane), compra uma villa rústica na bela Toscana após seu divórcio, em uma medida pra lá de impulsiva. Sua nova vida em meio à reforma da tal villa é cheia de surpresas. Levinho e açucarado, mas delicioso.
Então é isso. Explorando trilhas, desbravando desertos, refazendo os passos da infância ou mesmo redescobrindo a vida após um divórcio, há sempre um filme para nos lembrar que a vida é uma viagem, e o importante é desfrutar do passeio.
Aproveite cada minuto dessas histórias incríveis – a próxima viagem pode estar a um play de distância.