Prestes a completar 140 anos de existência, o lendário trem Orient Express se prepara para escrever um novo capítulo de sua história ao anunciar sua chegada aos mares: em 2026 será lançado o Orient Express Silenseas, o maior veleiro do mundo.
A inspiração para o iate é a Era de Ouro da Riviera Francesa, época na qual escritores, artistas, pintores, princesas e estrelas de cinema escapavam para dias de joie de vivre entre Monte-Carlo, nas praias de Saint-Tropez, Cap d’Antibes e Cannes. Amantes dos mares podem esperar por design sofisticado e serviços personalizados.
Com 220 metros de comprimento, o Orient Express Silenseas terá 54 suítes de 70 m², uma suíte presidencial de 1.415 m², duas piscinas, incluindo uma olímpica, dois restaurantes e um bar speakeasy. O layout e a decoração serão assinados pelo renomado arquiteto Maxime d’Angeac – também à frente do projeto de restauração do primeiro trem Orient Express –, e a empresa de design Stirling Design International, com sede em Nantes, será responsável pela arquitetura externa.
Numa ode aos artistas e à cultura, o Orient Express Silenseas ainda terá a bordo um anfiteatro-cabaret, onde serão apresentados espetáculos e um estúdio de gravação. Entre uma para a outra para descobrir tesouros culturais, os viajantes poderão dedicar um tempo ao bem-estar com tratamentos de spa e sessões de meditação. Durante o verão, os roteiros incluirão destinos do Mediterrâneo, e no inverno, o veleiro partirá para as ilhas do Caribe.
O Orient Express Silenseas promete causar uma revolução na história marítima ao utilizar um novo design com três velas atingindo mais de 100 metros de altura, capazes de garantir até 100% da propulsão em condições climáticas adequadas. A fórmula combinará energia eólica com um motor de última geração movido a gás natural liquefeito (GNL). Ainda está previsto o uso de hidrogênio verde tão logo a tecnologia for aprovada para navios de passageiros, inaugurando uma era mais ecológica das viagens oceânicas.