Eternizado nos versos de Vinícius de Moraes, o bairro de Itapuã, em Salvador, mantém os encantos naturais e a aura original de uma vila de pescadores que preserva suas tradições. O cenário foi escolhido pelo compositor para viver ao lado de sua esposa baiana, a atriz Gessy Gesse, nos anos 1970.
Itapuã é também o endereço do Mar Brasil Hotel que, ao completar 30 anos em 2022, incorpora a moradia de Vinícius de Moraes e passa a se chamar oficialmente Casa Di Vina Boutique Hotel. A proposta de hospedagem é pontuada por arte, cultura e a experiência de estar no imóvel do compositor de “Tarde em Itapuã”.
Com a residência já integrada à infraestrutura atual, o hotel-boutique possui 76 acomodações, cuja principal é a Suíte Vinicius de Moraes – onde o poeta costumava dormir. A suíte mantém a cama original da casa e conta com fotos e objetos originais da época, além de uma banheira com vista para o mar e uma minibiblioteca com as principais obras do artista, muitas delas escritas ali. Na varanda da antiga moradia do compositor, o Casa Di Vina Restaurante, aberto ao público em geral, promove o encontro das culinárias mediterrânea e baiana. O espaço exalta ainda a brasilidade com uma carta de vinhos nacionais, entre eles o rótulo Casa Di Vina, especialmente desenvolvido pela vinícola gaúcha Torcello nas versões Merlot e Tannat.
A antiga casa de Vinícius de Moraes abriga ainda uma coleção de fotografias e manuscritos, os quais ilustram os momentos do período que o artista viveu na capital baiana e compõem um acervo de relíquias cedido por Gesse que permanece exposto em um memorial aberto à visitação do público, sobretudo os fãs da bossa nova.
A Casa Di Vina Boutique Hotel valoriza as manifestações culturais de Itapuã por meio de parcerias sociais, apoiando pautas afirmativas antirracistas, artísticas e socioeducativas. Também incentiva o turismo local oferecendo aos hóspedes um leque variado de experiências no entorno, como provar o famoso acarajé de Cira ou passear nas dunas que cercam a Lagoa do Abaeté.